Benefícios da natação para nosso corpo

Natação

Origem

O instinto do homem e dos animais, de se locomoverem na água vem desde a pré-história, sendo aprimorado com a contribuição de diversos povos ao longo do tempo, até que se tornou esse conhecido esporte e atividade recreativa que temos hoje, a natação, que como toda atividade física gera qualidade de vida a seus adeptos.

Sem a ajuda de artifícios, apenas com movimentos dos membros superiores e inferiores, a natação tem indícios no passado onde aparecem ilustrações gravadas em abrigos e cavernas, onde era necessário muitas vezes nadar para atravessar áreas alagadas, além das referências bibliográficas onde aparece na Bíblia e na Odisséia. Foi na Europa que essa prática ganhou caráter competitivo, onde a primeira modalidade de bruços já inspirou na criação de livros sobre o esporte como arte. Em 1896 a natação se integrou os Jogos Olímpicos em Atenas. Com o esporte difundido, administrar as competições aquáticas era necessário, e em 1908 foi fundada a FINA, Federação Internacional de Natação, com sede na Suíça. A prática no Brasil foi sendo implantada por pequenas competições ocorridas na Baía de Guanabara, hoje tendo grandes nadadores ganhadores de troféus e medalhas, entre eles os famosos Fernando Scherer, Rebeca Gusmão, Gustavo Borges, Joanna Maranhão, César Cielo e Thiago Pereira.

Benefícios do esporte

Os benefícios de nadar são muitos, sendo essa uma atividade física onde mais de um exercício são trabalhos ao mesmo tempo, onde os músculos e articulações trabalham em conjunto com a respiração, além de proporcionar um físico mais esbelto e auxiliar no emagrecimento. É indicada para menores de três anos, pois os bebês ainda na barriga da mãe, têm de respirar em meio ao líquido da bolsa. A natação melhora o condicionamento físico, sendo bastante procurado e já integrado como atividade extra em escolas. Seus benefícios apontam:

  • Redução de gordura
  • Aumento da resistência muscular
  • Redução de frequência cardíaca em repouso
  • Aumento do VO2 máximo
  • Redução da pressão arterial
  • Bom funcionamento da atividade cardiorrespiratória
  • Melhora a coordenação motora, além de trabalhar a flexibilidade, agilidade, ritmo e auto-estima.
  • Bem estar e socialização.

Uma hora de natação cinco vezes por semana incentiva na perda de peso, onde a queima de calorias chega a 500 kcal por hora. Sua ação flutuante reduz a pressão sobre quadris, joelhos e costas, sendo recomendada para pessoas obesas, pois não há impacto nos ossos que podem ficar danificados, além de estimular a construção de massa muscular magra.

Se você deseja iniciar aulas de natação, seguem algumas dicas estimulantes e que podem tornar o início dessa atividade mais prazerosa, pois pode ser incômoda para pessoas sedentárias nas primeiras aulas e treinos.

- Escolha a modalidade com a qual mais se identifica: Natação pura, Pólo Aquático, Saltos para a água, Águas abertas, Natação sincronizada ou Mergulho Aquático. Qualquer atividade física aquática oferece queima de calorias, e se não souber nada, locomover-se na piscina de qualquer forma é um exercício.

- Mantenha uma espécie de diário, onde será anotada a sua metragem. Isso fará com que você se empenhe em sempre quebrar a última feita.

- Busque sempre usar tocas e óculos para aumentar a sua percepção debaixo da água.

- A natação é uma atividade individual, porém companhia é sempre estimulante.

- Controle a alimentação, pois o corpo precisa antes de tudo, estar preparado para aguentar os movimentos dentro da água.

Após avaliar esses critérios, procure o clube mais próximo para dar início às aulas, o acompanhamento profissional é sempre bom para que você não faça os movimentos ou respire de forma errada ao nadar.

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Sobre o autor

João Silva

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