Alimentos que beneficiam a circulação do sangue


Alimentos que beneficiam a circulação do sangue

Foto: Reprodução

Porque a circulação do sangue é importante?

O nosso sistema circulatório se mantém funcionando graças aos impulsos do coração para bombear sangue pelos canais que percorrem todo o nosso corpo (estes canais são chamados de artérias e veias). Agora imagine se esses canais começassem a “entupir”, dificultando a passagem do sangue? Pois é isso que acontece se ingerirmos muitas gorduras saturadas e trans. O problema é que esse tipo de gordura pode ocasionar na formação de placas nas paredes das artérias e veias, ou seja, dificultando (em casos mais graves, impedindo) a condução do sangue. Se o sangue não circula por esses canais ou enfrenta grande dificuldade para conseguir circular, algumas partes do corpo podem não recebê-lo e consequentemente, não recebem oxigênio. Por exemplo: se esse “entupimento” ocorrer na artéria do coração, provocará um infarto do miocárdio. Já se ocorrer nos canais que levam o oxigênio até o cérebro, uma das muitas consequências pode ser o cruel AVC. Portanto, é essencial manter sua circulação sanguínea funcionando normalmente e você pode ajudar consumindo alimentos que favorecem isso.

Alimentos que ajudam na circulação sanguínea

  • Aposte no leite desnatado, no iogurte natural ou light e nos queijos magros (ricota, cottage, queijo minas frescal e tofu).
  • Peixes, peito de frango e peru estão liberados, mas sem pele. Carnes de boi, presunto e salsicha também, mas em uma quantidade bem menor.
  • Inclua óleos vegetais de milho, arroz, soja, girassol, oliva e margarina cremosa.
  • Quanto aos ovos, prefira os cozidos.
  • Como já era de se esperar, verduras e legumes em geral estão permitidos e recomendados.
  • Arroz, lentilha, feijão, massas sem ovo, milho, aipim cozido e pães devem estar presentes na sua alimentação.
  • Dê preferência às frutas ricas em vitamina C e fibras, como a laranja, a acerola, a goiaba, o morango, o limão e a amora. A banana, rica em potássio, deve ser consumida todos os dias, por exemplo.
  • Outros alimentos que podem ser consumidos: abacaxi, azeite de linhaça, suco de uva integral, alho, amendoim, gérmen de trigo, vinagre de maçã, ban-chá, castanha da índia, cebola roxa e mirtillo.

Alimentos que NÃO devem ser consumidos

  • Não é que não deva ser consumido, mas é preciso diminuir o consumo de alimentos com glúten.
  • Exclua os alimentos instantâneos (sopas industrializadas, bolachas recheadas, batatas chips, embutidos, macarrão instantâneo, etc.) da sua alimentação, pois eles são ricos em sódio.
  • Evite o leite integral e gordo, os queijos gordurosos e a manteiga.
  • Tire o bacon, banha e frituras em geral da sua alimentação.
  • Nada de consumir exageradamente massas, pizzas e feijoada com carnes gordurosas.