Como memorizar textos com facilidade

Nesse artigo, vamos falar mais sobre como memorizar textos com facilidade. Ter uma memória de elefante é um ótimo atributo. Uma pessoa com essa característica consegue se dar bem na escola, no trabalho, na universidade e até no dia a dia.

Algumas delas têm facilidade natural para fixar conteúdos, porém outras sofrem um pouco até mesmo para saber o seu CEP decorado. Por isso, existem truques que melhoram seus resultados.

Isso vai te ajudar a guardar na cabeça os inúmeros logins e senhas que temos hoje em dia, protocolos, endereços, dados importantes e até trechos inteiros de documentos ou leituras fundamentais. Veja como agora.

7 truques para memorizar textos rapidamente

Alguns truques e hábitos podem melhorar a memorização de textos mais rapidamente

Grifar as partes mais relevantes do seu material de estudo ajuda a fixá-lo melhor na mente (Foto: depositphotos)

1. Durma bem

Você já percebeu que quando você não tem uma boa noite de sono seu cérebro funciona mais devagar? É difícil até entender o que se passa ao nosso redor e raciocinamos mais lentamente?

Essa situação é bem comum pois o seu cérebro precisa de tempo para descansar. Se você dorme bem, tem mais chances de memorizar informações do que ao contrário. Logo, a primeira dica é não abrir mão de uma boa noite sono.

Veja também: De forma rápida e prática: Aprenda como fazer um memorando

2. Grifar partes importantes

Muita gente já usa essa técnica e ela funciona de verdade. Grife as partes mais relevantes do seu material de estudo ou apresentação no trabalho.

Isso vai te ajudar a dar destaque à sequência que seu cérebro precisa captar, entender e memorizar. Além disso, facilita demais na hora de fazer uma revisão final. Você saberá exatamente os trechos fundamentais.

3. Desenhe as letras

O segredo das pessoas que têm memória fotográfica é o seguinte: elas não veem a palavra como uma sequência de letras, mas sim como uma forma a ser decorada, como uma imagem. É difícil imaginar se você não tem esse dom, porém ele funciona de verdade, principalmente para decorar coisas menores, como senhas ou acessos mais restritos.

Veja também: Leitura Dinâmica (Speedy Reading)

4. Resuma

Resumir é uma ótima ferramenta para quem deseja decorar textos. Ao escrever sobre o conteúdo, você vai armazenando na sua mente as palavras, parágrafos e trechos e vai te ajudar muito a fixá-los.

5. Preste atenção

Essa é uma dica tão boba quanto fundamental. Quantas vezes lemos um texto sem realmente prestarmos atenção a ele? Inúmeras. A meta aqui é prestar mesmo atenção em cada palavra, contextos e interpretá-lo. Assim, ficará mais fácil trazer à memória o texto com facilidade.

6. Divirta-se

Não há nada mais prático do que a vivência para memorizar os textos. Eu explico: aproveite para não só ler o texto na íntegra, como para complementar seu conhecimento com materiais extras sobre o conteúdo, como filmes ou séries. Dessa forma, dá para aliar diversão e conhecimento.

Veja também: Exercícios para melhorar a memória

7. Treine muito

Leia várias e várias vezes o texto que você quer decorar com facilidade. Depois disso, treine bastante. Coloque-se diante do espelho e com a ajuda de uma “cola”, fale-o para si mesmo.

Aproveite para comandar o seu corpo para que ele também interprete o que está sendo dito. Já imaginou você ler um texto e o seu corpo ficar rígido, sem expressão nenhuma? Isso vai auxiliar a deixar sua apresentação mais natural.