Vodka – detalhes da invenção e tipos desta bebida

vodka

A palavra vodca vem da língua russa. Seu significado é “águinha”, o que mostra a importância que as puras águas da Rússia tinham em relação a produção de bebidas.

Embora o nome da bebida seja realmente russo ainda há dúvidas da verdadeira origem da Vodca. Existe também a opção da Vodka ter sido inventada pelos poloneses.

Esta falta de certeza quanto a nação inventora desta bebida é fruto das diversas conquistas e reconquistas que os territórios do leste europeu sofreu, o que resultou em  muitas mudanças na divisão geográfica de região, impossibilitando assim a identificação do grupo étnico inventor da vodka.

O sucesso mundial da vodka se deu nos anos 70, quando barmens de todo o mundo começaram a substituir outras bebidas destiladas por vodca para fazer seus coquetéis.

Seu processo de produção assemelha-se a do uísque, utilizando cereais fermentados, porém enquanto a bebida escocesa é esfriada durante a fabricação (o que lhe dá sabor), a vodca é esquentada em altas temperaturas (o que lhe deixa quase sem saber e aroma).

Hoje existem três tipos de vodca:

  • Ocidental: clara, sem aroma e sabor muito suave.
  • Polonês: sabor mais acentuado e aroma marcante.
  • Russo: de sabor acentuado. Quando ingerida sente-se uma leve sensação de queimação.

Fontes de informações:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vodca

http://www.vodkas.com.br/historia-da-vodka.html