,

Vídeos de manobras de Le Parkour

Manobra de Le ParkourCom grande relevância na saúde e no lazer, as atividades físicas promovem grandes benefícios na vida de todos nós. As opções de modalidades são as mais variadas: ginástica, natação, futebol, handebol, vôlei, basquete, corrida e muitas outras. Porém, existe uma atividade que muitos ainda não conhecem, mas, que cresce a cada ano e que já está se firmando entre outras práticas já difundidas pelo mundo a fora. Estamos falando do Parkour.

O Parkour é uma atividade física não competitiva que fomenta o lazer e a inclusão social contribuindo para formação, crescimento e aperfeiçoamento físico, psíquico e intelectual do ser humano.

Atividade

Na prática, esta modalidade baseia-se em saltos que ultrapassam obstáculos totalmente diversificados, em que nenhum pode ser igual ao outro. Lidar com adversidades e grandes manobras são desafios puramente necessários nesta atividade. Outro diferencial é quanto a não realização de campeonatos ou disputas, uma vez que esta não integra nenhum grupo de modalidades competitivas. O parkour é um exercício em que o praticante visa unicamente o auto-aprimoramento ao invés de vencer um adversário.

Algumas manobras da modalidade

  • Cat leap
  • Precision
  • Vaults
  • Climb up
  • Monkey

Vídeos de algumas manobras

Cena do filme “B13”

 

Manobras aleatórias

 

Vídeo com David Belle

Histórico

Le ParkourO parkour é uma prática esportiva urbana que teve sua origem na década de 80, na França. Sua criação deve-se aos treinamentos dos soldados franceses em combates no Vietnã. Na guerra, os soldados eram ensinados a um treinamento militar que consistia no trabalho físico do corpo, dessa forma, Raymond Belle – que era um soldado francês e participou dos treinamentos, passou a ensinar ao seu filho David Belle o mesmo treinamento militar da guerra. Com isso, David – que já praticava ginástica e artes macias aprimorou a atividade com técnicas e manobras e logo deu origem ao parkour. Foi a partir daí que ele, David Belle, ficou conhecido mundialmente como o principal precursor desta prática francesa.

O desportista que a pratica é chamado de traceur.

Qual a identificação correta: Parkour ou Le Parkour?

O nome correto da atividade é parkour. O ‘Le’ nada mais é que um artigo masculino da língua francesa e que muitos acharam por bem adicioná-lo ao nome pelo fato da prática ter sido criada na França.

No Brasil

Como em outros países do mundo, a modalidade foi e está sendo difundida no Brasil através de vídeos e sites na internet que abordam e ensinam a prática. Em algumas capitais brasileiras é possível encontrar diversos grupos que já integram uma comunidade brasileira de parkour.