,

30 tipos de flores para decoração

Existe uma infinidade de tipos de flores para decoração, o que acaba provocando dúvida na hora de escolher a mais bonita. Por isso, trouxemos as opções mais populares do Brasil e do mundo, seja para casamento, para vasos ou para compor os jardins.

Para facilitar ainda mais essa procura, separamos 30 tipos de flores divididos por cor e finalidade. Além disso, cada uma delas vem acompanhada de um pequeno texto que resume suas principais características. Confira!

Tipos de flores mais conhecidas

Margarida

Margarida com fundo azul

Existem mais de 20 mil variedades de margaridas no mundo (Foto: depositphotos)

Uma das flores mais populares que existe é a margarida. Trata-se de um tipo delicado, pequeno, com pétalas finas e brancas e o centro amarelo destacando. É originária da Europa e precisa de contato pleno com os raios solares. No entanto, se adapta bem aos diferentes tipos de solos e tem um ciclo de vida perene.

Orquídea

Orquídea roxa

Utilizada em vasos, mas muito aproveitada também como flor de corte (Foto: depositphotos)

Linda, colorida e popular. Essas são algumas das características da orquídea, flor originada em regiões como China e Austrália. Ao contrário da anterior, essa planta prefere sombra e na natureza, se desenvolve apoiada em troncos, mesmo não sendo considerada uma parasita.

Rosa

Rosas vermelhas

Apesar do nome remeter a cor rosa, esse tipo de flor tem diversas tonalidades (Foto: depositphotos)

Referência para o amor e por isso a “queridinha” dos apaixonados, a rosa é um tipo de flor muito conhecida em todo o mundo. Devido a sua popularidade, ela é considerada econômica. E, além da típica cor vermelha, pode existir em outros tons.

Camélia

Camélia vermelha

Semelhante às rosas, a camélia possui uma beleza encantadora (Foto: depositphotos)

A variedade da camélia existe com relação ao tamanho e às cores. Isso porque ela pode ser pequena, grande, branca, rosa, vermelha ou bicolor. E apesar de ter sua origem relacionada à Asia, essa flor se tornou popular em todo o mundo devido à beleza que possui.

Begônia

Begônia rosa

Delicadas e suculentas, as begônias crescem melhor com meia sombra (Foto: depositphotos)

Nem muito sol, nem pouco sol. O ideal para a begônia é um ambiente onde há meia sombra e uma terra fértil. Com esses dois aspectos, a planta cresce em até 30 centímetros e oferece flores de diversas tonalidades que variam do bronze até o vermelho.

Flores amarelas

Girassol

Plantio de girassol

Amarelo e grande, o girassol faz um maior sucesso em todos os lugares do mundo (Foto: depositphotos)

Chamada cientificamente de Helianthus anuus, o girassol é uma planta originária das Américas do Norte e Central. Apesar disso, é uma flor muito conhecida em todos os lugares do mundo, inclusive no Brasil. E como o próprio nome já induz, o girassol segue os raios solares, por isso precisa de muito sol.

Hemerocallis

Hemerocallis amarela

Amarelo, laranja e até vinho são algumas das cores dessa flor (Foto: depositphotos)

De fácil cultivo, essa planta se adapta em vários tipos de terrenos. Entretanto, precisa estar plantada em lugares estratégicos, ou seja, que levem muito sol durante o dia. Entre as possíveis cores dessa flor estão: amarelo, laranja, vinho e rosa.

Narciso

Narcisos em vaso

Apesar de ser uma flor amarela, outras tonalidades podem surgir (Foto: depositphotos)

O sol constante, um clima frio e uma rega frequente é tudo o que a flor narciso precisa para crescer e desabrochar. Mesmo sendo comum encontrá-la na cor amarela, essa flor também pode ser vista na cor branca.

Flores vermelhas

Planta-batom

Flor batom-vermelho

O nome vem da cor vermelha e do formato semelhante ao cosmético (Foto: depositphotos)

Planta-batom ou flor-batom. Esses são os possíveis nomes para essa flor de nome científico Aeschynanthus lobianus. O formato cilíndrico dessa espécie lembra o cosmético, por isso a escolha por essa nomenclatura.

Poinsétia

Poinsetia vermelha

Além de vermelha, a flor pode ser rosa, branca, amarela ou mesclada (Foto: depositphotos)

Conhecida como a flor do Natal ou do papai-noel, a poinsétia é originária do México. Também pode ser chamada de bico-de-papagaio e mesmo sendo comum na cor vermelha também pode apresentar outros tons.

Verbena

Verbena no jardim

Facilmente encontrada em outras cores como lilás, amarela e laranja (Foto: depositphotos)

As flores miúdas da verbena dão a ela uma delicadeza especial. Podem ser vermelhas, mas também podem surgir com outras tonalidades. Além disso, é uma excelente planta para se cultivar, pois cresce e se desenvolve muito facilmente.

Quais as flores mais conhecidas do Brasil?

Hibisco

Flor de hibisco

O hibisco simboliza beleza e delicadeza (Foto: depositphotos)

A famosa flor de hibisco está cada vez mais popular no Brasil. Isso deve-se ao fato dela constituir a planta hibisco, a qual serve para fazer infusão com diversos benefícios ao organismo. Além da cor vermelha, ela pode ser encontrada nas cores rosa, amarela ou bicolor.

Hortênsia

Hortênsia azul

Basicamente duas cores formam essa flor: azul e rosa (Foto: depositphotos)

Apreciadora de climas frios, hortênsia é uma flor que precisa de meia sombra e uma rega periódica. Apesar da origem asiática, a planta é bastante conhecida em todo os mundo pela beleza e delicadeza que possui.

Impatiens

Impatiens na parede

Meia sombra e regas regulares são suficientes para o crescimento dessa flor (Foto: depositphotos)

Comumente encontrada em praças públicas, jardins ou vasos decorativos, a impatiens é uma flor versátil. Isso porque, ela não necessita de muita manutenção para se desenvolver e desabrochar. Além disso, possui uma variedade de cores que vai do branco ao vermelho.

Onze-horas

Onze-horas amarela

Do tipo suculenta, a flor onze-horas é originária da América do Sul (Foto: depositphotos)

O Brasil é um dos países da América do Sul que deu origem a espécie de suculenta chamada de onze-horas. Além dele, Argentina e Uruguai também são responsáveis pelo surgimento dessa planta que precisa de sol e pode atrair abelhas.

Primavera

Primavera na frente de uma casa

De diferentes cores, a flor primavera é uma velha conhecida do Brasil (Foto: depositphotos)

Chamada cientificamente de Bougainvillea spp., a flor primavera é muito conhecida no Brasil. As diferentes tonalidades dessa planta, como vermelho, vinho e rosa, podem ser encontradas na decoração de casas ou praças.

Calibrachoa

Calibrachoa amarela

Brancas, rosas, vermelhas, laranjas e até amarelas podem ser encontradas dessa espécie (Foto: depositphotos)

De origem brasileira, mais especificamente do Sul do país, calibrachoa precisa de um solo fértil para se desenvolver. Além disso, aprecia o clima mais frio. Pode ser encontrada em diversas cores, do branco ao roxo.

Botão-de-ouro

Botão-de-ouro plantação

Botão-de-ouro é uma flor brasileira de pequeno porte (Foto: depositphotos)

Outra flor brasileira é o botão-de-ouro. Como o próprio nome já induz, trata-se de uma espécie pequena e bem amarela. Já com relação ao plantio, ela pode ser cultivada tanto em vasos como também em jardins, mas sempre colocada em locais com alta incidência do sol.

Quais as melhores flores para decorar casamento?

Gipsofilas

Gipsofilas sobre a mesa

As gipsofilas podem ser usadas na decoração da mesa, na ornamentação da festa ou até mesmo como buquê (Foto: depositphotos)

Uns a chamam de gipsofila, outros de mosquitinho e ainda há quem a chame de carinha-de-mamãe. Mas não importa qual o nome atribuído à Gypsophila paniculata, o que vale mesmo são as múltiplas formas de se usar dessa flor na decoração de um casamento.

Lírio

Lírios brancos

O lírio é uma flor versátil no casamento, podendo compor o buquê ou enfeitar o bolo (Foto: depositphotos)

Entre todas as características da flor de lírio, a mais tocante é a delicadeza das pétalas. Além disso, a cor branca oferece um “ar” de sofisticação que complementa as qualidades dessa flor. Pode ser usada no casamento tanto nos arranjos, nos buquês e até mesmo como enfeite do bolo.

Tulipa

Buquês de tulipas

Com diferentes tons é possível fazer um incrível buquê de tulipas (Foto: depositphotos)

Uma das flores mais queridas entre noivas e ornamentadores é a tulipa. Linda, delicada e de várias tonalidades, a flor consegue ser versátil na mão de quem entende do assunto. Por isso, é uma ótima opção para os buquês.

Copo-de-leite

Buquê com copo-de-leite

O copo-de-leite combina bastante com as gipsofilas para formar o buquê (Foto: depositphotos)

Conhecida em todo o mundo, a flor chamada de copo-de-leite é originária da África. Pode ser usada no buquê do casamento ou na ornamentação geral da festa. Além de linda e delicada, a flor transmite sentimentos puros.

Quais as melhores flores para jardim?

Lavanda

Plantio de lavandas

Com flores que variam do roxo ao azul, a lavanda é uma das flores mais bonitas e cheirosas (Foto: depositphotos)

A lavanda é perfeita para os jardins, pois além de deixá-lo encantador com a sua cor, a flor também exala um cheiro maravilhoso. Além disso, ela precisa estar em constante contato com os raios solares,  por isso é ideal para campos abertos.

Moreia

Moreira branca

Apesar de precisar de um sol pleno, moreia aprecia climas mais frios (Foto: Reprodução | Instagram)

Moreia está entre as preferidas dos paisagistas, pois a flor possui um alto potencial para a ornamentação. Além disso, soma-se os fatores de fácil cultivo e manutenção baixa. Portanto, é uma excelente opção para jardins.

Trevo-amarelo

Trevo-amarelo

Criado na América do Sul, o trevo-amarelo possui cinco pétalas em cada flor (Foto: depositphotos)

Outra boa pedida para os jardins são os trevos-amarelos. E diferentemente do tipo verde, essa flor possui cinco pétalas. Trata-se de uma planta pequena e sensível, mas muito bonita. Assim, ao ser combinada com outras flores dão um charme ao jardim.

Cravo

Cravo branco com rosa

Os cravos podem ser encontrados nas cores branca, roxa, vermelha, amarela e rosa (Foto: depositphotos)

Citado em poesias, apreciado em jardins. A beleza do cravo é única e por isso se torna uma excelente opção para os jardins. Juntamente com as rosas, eles deixam a ambientação ainda mais bonita e elegante.

Calêndula

Várias calêndulas amarelas

Tanto o amarelo como o laranja podem ser encontrados nas flores da calêndula (Foto: depositphotos)

Semelhantes à margarida devido ao formato, a calêndula possui diferenciações com relação a cor. Por exemplo, nesse caso as flores podem ter tonalidades próximas do laranja ou amarelo. Enquanto no caso da margarida apenas branca. Outra característica é que ela também é comestível.

Azaleia

Plantio de azaleia

Azaleia aprecia o frio, mas precisa de sol pleno para se desenvolver (Foto: depositphotos)

Cores como branco, rosa e vermelho podem ser encontradas nas flores azaleia. Além de coloridas, são espécies abundantes e grandes, podendo alcançar até 2 metros de altura. Por tudo isso, contribuem com um jardim mais bonito e florido.

Tipos de flores para vasos

Lisianto

Lisianto roxo com branco

Azul, rosa, violeta e branco são algumas das cores da flor lisianto (Foto: depositphotos)

A flor lisianto tem uma cor tão perfeita que parece ter sido pintada à mão. Elas são grandes, tem uma durabilidade longa e podem ser de diversas cores, inclusive bicolor. Se adapta em jardins, mas também é ótima para vasos.

Violeta

Dois vasos com violetas

Violeta é uma planta com flores pequenas e roxas e folhas suculentas (Foto: depositphotos)

Um vaso com flores violetas deixa qualquer ambiente mais lindo e perfumado. Por essa razão, cultive uma caqueira com essas flores em um lugar com sombra. Além disso, vale ressaltar que a violeta não tolera climas muito frios.