,

Termo de retirada de chaves para visitação de imóvel

O termo de retirada de chave é um documento fundamental para comprovar a saída das chaves quando alguma pessoa pede para conhecer um determinado apartamento que foi posto para alugar. Assim, as pessoas acabam controlando sempre com quem anda as chaves.

Confira um modelo que pode ser utilizado para atestar a retirada de chaves para visitação de um imóvel.

Modelo de termo de retirada de chaves para visitação de imóveis

Termo de retirada de chaves para visitação de imóvel

Foto: Reprodução

Eu, (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), residente e domiciliado à (endereço), declaro ter retirado da Imobiliária (nome da imobiliária), às (horário), do dia (data), as chaves do imóvel situado a (endereço do imóvel), de propriedade do Sr. (nome do proprietário), para simples vista, devendo entregá-las no prazo máximo de 02 (duas) horas.

Declaro ainda que ao deixar o imóvel cuidarei de fechar todas as portas, janelas, vidros, portões, etc, para a total segurança deste, pois, em caso contrário, me responsabilizo por qualquer dano causado ao mesmo.

Por ser verdade, firmo a presente.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)

(nome do declarante)

Considerações sobre a locação de imóveis

A locação de imóveis ainda é uma das formas mais recorrentes que as pessoas encontram de conseguir um locar para morar sem ter que levantar dinheiro suficiente para conseguir comprar uma casa ou apartamento.

É importante ressaltar que na grande maioria dos casso os apartamentos que são entregues para locação acabam sendo administrados por uma imobiliária, sendo que esta empresa é a responsável por fazer a ponte entre o locador e o locatário.

Visitar o local antes de fechar o contrato de locação é fundamental, até mesmo porque todo contrato de locação possui um prazo, e caso o locador desista do imóvel depois de alugar ele poderá ter que pagar uma multa pesada, o que muitas vezes acaba não valendo a pena.

Existem diferentes formas de visitar um apartamento ou uma casa que esteja sendo posta para locar, sendo que uma das formas mais comuns é a retirada das chaves na corretora. Esta é uma medida tomada especialmente pelas grandes empresas que acabam tendo um número grande de imóveis para administrar.

No momento que as pessoas chegam no local para retirar as chaves e visitar um apartamento, geralmente as empresas solicitam o preenchimento de um cadastro. Neste cadastro as empresas solicitam várias informações pessoais, que servem inclusive para o encaminhamento da proposta de locação caso haja interesse.

Além disso, muitas empresas também pedem uma forma de garantia de que a pessoa realmente vai retornar para entregar as chaves. Geralmente trata-se de algum documento de identidade que a pessoa deixa no local, como RG, Carteira de Motorista, etc.

Além disso, as pessoas também devem ficar atentas ao prazo final que será dado para a devolução das chaves sendo que geralmente a entrega precisa ser feita no mesmo dia ou no dia seguinte.