Tatuagens yakuza – fotos de tattoos inspiradas na máfia japonesa

Homens com tattoos YakuzaA yakuza é conhecida, especialmente pelos ocidentais, como a “máfia japonesa”, e realmente, pode-se chamá-la assim, já que é uma organização criminosa, surgida no século XVII, onde atualmente localiza-se Tóquio. Com o passar do tempo, começaram a influenciar diversos segmentos da sociedade e da política japonesa. Segundo dizem, até os samurais uniram-se a esses grupos, quando já estavam sendo banidos como classe e suas habilidades não tinham mais utilidade.

Os yakuza tem um estatuto e um código estabelecidos com base na fidelidade entre o padrinho e o protegido, sendo tradicional uma cerimônia com troca de copo de saquê, representando a entrada no clã e os laços de sangue.

Características da yakuza

  • Antigamente, esta, que é uma das mais rígidas organizações criminosas de todos os tempos, não admitia mulheres, já que os costumes no país eram totalmente machistas. Além  de acharem que as mulheres devessem ficar em casa cuidando dos filhos, ainda existia a regra de não poder falar na organização para ninguém de fora e eles achavam que as mulheres não seriam fortes para aguentarem interrogatórios da polícia sem falar nada. Assim como muitos outros setores da sociedade que evoluíram e passaram a aceitar as mulheres para trabalhos e funções que antes eram típicas masculinas, a partir da década de noventa, a organização também passou a treinar mulheres nas artes marciais, no uso de armas diversas e elas passaram, inclusive, a ocupar altos postos na yakuza, mas, para entrar, passam por diversos testes.
  • Assim também foram recrutados jovens para os chamados “domínios de área”, já que estes não são tatuados, como a maioria dos membros, mas também passam por rígido treinamento com armas de todos os tipos e artes marciais.
  • Essa organização é dividida em clãs e esses são organizados como uma “família”, com o chefe sendo chamado de “pai”, os outros sendo seus “filhos” e o obedecendo cegamente e dando a vida por ele se necessário.
  • Há dois tipos de yakusas, os que pertencem a um clã e os autônomos, tendo esses, alguma dificuldade para agirem, já que os clãs tomam conta de seus territórios. Em alguns casos, eles são contratados pelos clãs para algum trabalho sujo e podem até se juntar a um clã já existente se forem competentes e não forem mortos.

Quais  os significados das tatuagens dos yacuzas?

Tattoo yakuzaA característica marcante dos membros da yakuza é que os membros tem o corpo total ou quase totalmente tatuados, com tatuagens  que levam anos para serem finalizadas. As tatuagens eram (e ainda são, em alguns casos) feitas por um método japonês chamado Tebori, ou Irezumi, que significa “inserção de tinta”, ou “entalhar” e “gravar com as mãos”, na qual a agulha é enrolada na ponta de uma vara de bambu para inserir a tinta na pele, um processo doloroso e demorado.

Essas tatuagens representam força, assim como designam seus clãs, famílias ou grupos e a posição hierárquica ocupada. Também os crimes cometidos por esses membros, com anéis de fundo negro.

A origem pode estar no que conta a história a respeito de uma época em que as autoridades japonesas marcavam os criminosos com tatuagens para diferenciá-los da população. Eram tatuagens bastante visíveis, com um anel preto ao redor do braço e, conforme a sentença, os anéis iam aumentando, tornando os braços dos criminosos mais perigosos totalmente marcados em certos casos.

Séculos mais tarde, essas tatuagens evoluíram para completas obras de arte, que representam o orgulho e a dedicação ao seu grupo da yakuza.

As famílias da yakuza costumam participar de festivais e desfilam suas tatuagens com orgulho nesses eventos, mas, atualmente, existem até mesmo restrições quanto à presença de pessoas com muitas tatuagens aparentes em determinados ambientes públicos!

Veja algumas fotos de tatuagens

Desenhos yakuza Tatuagens por todo o corpo, estilo yakuza Mãos com tattoos yakuza Tatuagens estilo yakuza