Sonhar com saudade

Para alguns a saudade é considerada uma das palavras mais bonitas da língua portuguesa, mas a maioria das pessoas não gostam nada do sentimento que está relacionado a esta palavra. A saudade também é muito utilizada nas obras de arte dos mais variados gêneros, incluindo música e literatura.

De uma forma geral a saudade está relacionada ao sentimento que a pessoa sente de falta em relação a alguém muito importante. A saudade também pode ser utilizada quando as pessoas sentem falta de algo mais físico ou de alguma situação do passado, mas grande maioria dos casos a saudade está realmente relacionada as pessoas.

A palavra vem do latim “solitas, solitatis” (solidão), na forma arcaica de “soedade, soidade e suidade” e sob influência de “saúde” e “saudar”. A palavra é tão utilizada no Brasil que até mesmo acabou ganhando um dia, que é comemorado oficialmente em 30 de janeiro.

De acordo com pesquisas históricas, o termo saudade acabou sendo criado e cunhado pelos primeiros portugueses que chegaram e ficaram aqui no Brasil, colônia recém descoberta. Muitos deixaram a sua família  para trás em busca de trabalho no Brasil, e a palavra era utilizada para descrever justamente este sentimento de solidão dos portugueses.

Sonhar com saudade

sonhar com saudade

Foto: Reprodução

Apesar de ser um sentimento, ele é tão forte que muitas vezes as pessoas conseguem ter a nítida sensação de saudade durante um determinado sonho. Essa realmente é uma experiência forte e, na grande maioria dos casos, nada agradável.

De um modo geral, quando as pessoas chegam ao ponto de sentir saudades de algo ou alguém durante o sonho significa que ela está passando por um momento de carência afetiva. Não necessariamente a pessoa está sentindo saudades da pessoa ou da situação que aparece no sonho, mas de uma forma geral o sentimento acaba estando relacionado a um conceito mais amplo de saudades.

A saudade também pode significar uma insatisfação na vida afetiva, que nem sempre está relacionado ao casal, mas também pode estar relacionado a outros membros da família ou até de amigos.

Pode ser um momento importante para que a pessoa comece a investir mais em sí como uma forma de minimizar este sentimento.