Sites com dicionários de português online e grátis

Dicionário

A internet foi um avanço muito importante em questões de pesquisa. Dez livros não possuem metade do conhecimento que a rede virtual pode proporcionar a quem navega, e ela tornou-se uma fonte essencial de conhecimento no dia a dia. A praticidade é uma vantagem e tanto na hora de pesquisar, e isso se aplica também ao significado das palavras e sua classificação.

Dicionários

O uso de dicionários é remoto, com origem estimada na Mesopotâmia, confeccionado em tabletes artesanais. Em geral, informavam coisas sobre signos, nomes de profissões, divindades e como manusear objetos. Os monges foram os primeiros a catalogar as palavras em ordem alfabética, e com o tempo, passaram a esclarecer mais coisas como dúvidas, termos e conceitos.

Pode-se afirmar que o surgimento dos dicionários deu-se pela necessidade de traduzir alguns termos arcaicos da bíblia. Com o tempo, os dicionários foram se dividindo e ganhando particularidades, havendo dicionários específicos de língua, etimologia, sinônimo e antônimos, analogias, temas, abreviaturas e os dicionários de línguas estrangeiras, que se tornaram populares a emigrantes que sempre consultavam a forma de se falar algo em outro idioma.

Usos

Os dicionários são obras que também exercem uma espécie de missão para com o leitor, sendo usados para:

  • Definir o significado das palavras e a sua apresentação ortográfica
  • Informar a etimologia das palavras
  • Informar a origem da palavra
  • Informar a categoria gramatical a qual a palavra pertence
  • Manter a unidade da língua

Os dicionários na internet também são ricos e palavras e termos de certa língua, funcionando da mesma forma que um dicionário convencional: ordem alfabética, significação e tradução em outras línguas. Alguns possuem inclusive, aplicações das palavras em frases famosas, sugestão de sinônimos, definição, informações vocálicas e sugestões de rimas. A didática é a mesma, compromete-se em informar de forma abrangente sobre o conteúdo analisado, seja ciência ou arte.

Sugerimos os dicionários online

Dicio: possui mais de 400.000 palavras contemporâneas da língua portuguesa, mostrando sempre as últimas consultas e informações.

http://www.dicio.com.br/
Aurélio: escrito pelo imortal Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, esse glossário também ganhou versão virtual, sendo um dos mais famosos dicionários da língua portuguesa.

http://74.86.137.64-static.reverse.softlayer.com/

Dicionário inFormal: apresenta uma forma mais direta e coloquial de explicar as palavras, popular entre os mais jovens

http://www.dicionarioinformal.com.br/

Os dicionários virtuais são práticos até mesmo na sua forma de busca, não sendo necessário analisar a palavra por terminação. São bem utilizados por redatores, escritores e profissionais já não utilizam à caneta e o papel para redigir textos.