Significado de boêmio

Basta uma rápida busca nos dicionários para encontrar o significado de boêmio. Por exemplo, de acordo com o Aurélio, boêmio pode ser um indivíduo que gosta de frequentar festas ou que age levianamente.

Além disso, boêmio também pode ser a naturalidade de quem nasceu na Boêmia, região da República Tcheca. No entanto, mesmo com esses dois significados, no Brasil a palavra é mais utilizada com o primeiro sentido, fazendo menção as pessoas que vivem de forma despreocupada.

Ainda no Brasil, o termo virou característica para alguns músicos, como foi o caso de Nelson Gonçalves. Em 1967, o cantor lançou um CD intitulado de “A Volta do Boêmio” também nome dado a uma das canções mais populares do artista.

Assim, boêmia e boêmio tornaram-se palavras comuns para a sociedade brasileira. O estilo dos adeptos a este modo de viver também era bem característico. Portanto, você confere a seguir mais detalhes sobre esses termos.

O que é ser boêmio?

No Brasil, boêmio pode ser empregado de forma pejorativa ou simplesmente como um adjetivo. Em primeiro lugar,pode indicar um indivíduo que vive sem regras, nem limites. Trata-se do esteriótipo do “jeitinho malandro brasileiro”.

Contudo, também pode significar uma pessoa que gosta de estar em festas, bares ou em locais públicos por pura diversão. Nesse sentido, pode indicar que determinado indivíduo é considerado alegre, livre e feliz.

Um violão e duas taças de vinho

A bebida e as serenatas são a maca registrada da vida boemia (Foto: depositphotos)

Durante os anos 50 e 60, muitos cantores brasileiros foram taxados de boêmios. Isso porque, na maioria das vezes, se comportavam dessa maneira, frequentando bares. Mas também porque descreviam a vida dos boêmios em suas canções.

“A volta do boêmio” Nelson Gonçalves

Em 1967, o cantor brasileiro Nelson Gonçalves lançava “A volta do boêmio”. O disco que tinha uma faixa de mesmo nome marcava a volta de Nelson para o cenário musical do Brasil, após um afastamento causado pela prisão por porte de drogas em 1965.

Recuperando-se do vício em cocaína e com o objetivo de retomar a carreira, o cantor lançou o álbum com 12 faixas. Entre elas algumas logo ficaram famosas e ainda hoje são consideradas clássicos como “Fica comigo esta noite” e a própria “A volta do boêmio”.

O repertório do cantor é composto por serenatas e choro. Com isso, o sucesso foi tão grande que recolocou o cantor nas paradas de sucesso no Brasil daquela época. Unindo as canções boêmias e a voz marcante, Nelson Gonçalves tornou-se o segundo maior vendedor de discos do Brasil, com mais de 81 milhões de cópias vendidas, ficando atrás somente de Roberto Carlos (com 120 milhões).

Veja também: Sonhar com bar

“A volta do boêmio” conta a história de um indivíduo que retorna à vida boêmia, mesmo após conhecer o amor da sua vida. No decorrer da canção, o boêmio conta o porquê voltou para esse estilo de vida, alegando que sentiu saudades dos amigos, das músicas em conjunto e das risadas em rodas.

Letra de “A volta do boêmio”

“Boemia, aqui me tens de regresso
E suplicante te peço a minha nova inscrição.
Voltei pra rever os amigos que um dia
Eu deixei a chorar de alegria; me acompanha o meu violão.

Boemia, sabendo que andei distante.
Sei que essa gente falante vai agora ironizar:
‘Ele voltou! O boêmio voltou novamente.
Partiu daqui tão contente. Por que razão quer voltar?’

Acontece que a mulher que floriu meu caminho
De ternura, meiguice e carinho, sendo a vida do meu coração,
Compreendeu e abraçou-me dizendo a sorrir:
‘Meu amor, você pode partir, não esqueça o seu violão.
Vá rever os seus rios, seus montes, cascatas.
Vá sonhar em novas serenatas e abraçar seus amigos leais.
Vá embora, pois me resta o consolo e alegria
De saber que depois da boemia
É de mim que você gosta mais’.”

Estilo boêmio

O estilo boêmio é retratado em canções, atitudes e até mesmo em vestimentas. Os cantores adeptos a esse estilo de vida cantam sobre os amigos de roda, os encontros em bares ou os amores perdidos. Além de transformar esses cenários em música, alguns artistas também vivenciam suas canções.

Assim, surgem esteriótipos de um estilo boêmio, principalmente com relação as roupas. Por exemplo, é comum a imagem de um homem com terno branco e gravata vermelha representar um boêmio. No entanto, a cor branca não é um padrão, o importante mesmo é usar traje social, acompanhando de um chapéu.

Chapéu de boêmio

Chapéu Panamá

O traje típico do boêmia é traje social e chapéu (Foto: depositphotos)

Boêmio sinônimo

Ser boêmio é sinônimo de farrista, pândego, desregrado e livre. Também pode ser compreendido como um indivíduo malandro, trapeiro e vadio. Tudo isso porque são vistos como pessoas que gostam de sair com os amigos para beber e cantar em rodas. E o fazem com uma certa frequência.

Outro significado de boêmio

Além de todos os significados de boêmio já citados anteriormente, outra interpretação para essa palavra é cigano. Isso porque, as pessoas nascidas na cidade de Boêmia, região da República Tcheca, eram nômades. Por essa razão, aos poucos o termo virou sinônimo de andantes, errantes e ciganos.

Veja também: 10 simpatias ciganas

Aliás, por esse outro significado o estilo boêmio também ganha uma nova conotação. Passa a ser visto como o próprio estilo dos ciganos, com roupas de estampas coloridas e muitas jóias.