Significado de bodas de ouro

Você sabe qual o significado de bodas de ouro? Essa é uma classificação que muito se ouve falar quando levado em consideração o tempo no qual as pessoas passam casadas. Para saber todos os detalhes da expressão, fique de olho nesse artigo.

Hoje em dia, não é muito comum encontrar pessoas que estejam comemorando bodas de ouro. Porém, para quem consegue chegar a esse patamar no matrimônio, pode ficar por dentro de como preparar uma festa comemorativa e encontrar presentes ideais para a data.

Caso você seja convidado para uma comemoração dessa natureza, certamente vai querer conhecer alguns detalhes para não chegar por lá e ficar sem entender nada, certo? Então, boa leitura!

Qual o significado de bodas de ouro?

As bodas de ouro representam um marco na vida dos casais, justamente pelo fato de se comemorar 50 anos de união matrimonial. É uma data onde é comum festejar o aniversário de casamento e renovar as promessas da cerimônia original.

Casal idoso brindando

Assim como o ouro, um casamento de 50 anos é resistente, maleável e precioso (Foto: depositphotos)

Para esses casos, é comum que as pessoas queiram comemorar com tudo o que têm direto. Afinal de contas, não é todo dia que se tem a possibilidade de comemorar uma data dessas!

Quando se leva em consideração o tempo em que as pessoas estão dividindo alegrias, conquistas e problemas, a passagem das bodas de ouro chega a causar admiração a muita gente.

Quantos anos de casado se comemora bodas de ouro?

Como já deu para perceber, um casal que comemora bodas de ouro faz menção a um tempo de união que já durou 50 anos. A data costuma ser muito comemorada, sobretudo quando se leva em consideração os relacionamentos de hoje em dia.

Passar todo esse tempo ao lado de uma pessoa requer de muita dedicação e entrega, até porque, uma vida a dois não é formada apenas de momentos bons. Por isso que as pessoas costumam comemorar a passagem da data.

Na maioria dos casos, essas comemorações envolvem toda a família, justamente pelo fato de muitos que estão ali presentes compartilharam momentos relevantes com o casal.

Onde nasceu a tradição?

Registros históricos apontam que a comemoração das bodas de ouro não é uma coisa nova. Trata-se de uma tradição que surgiu na região norte da Europa. A Alemanha também fazia parte do berço dessa comemoração.

Por lá, os registros apontam que os casais costumavam fazer festas para comemorar os 50 anos de união. No ritual, uma cerimônia também era realizada. Era justamente nesse momento que os maridos presenteavam as esposas com coroas de ouro, grinalda ou colar de ouro.

Com a modernização dos tempos, a tradição ficou mais acessível, onde as coroas, colares e grinaldas são substituídas pela troca de novas alianças de ouro. Dependendo da vontade, elas podem ser usadas em conjunto ou em substituição das antigas.

É bom destacar que a nomenclatura propriamente dita – bodas de ouro – tem outra explicação. Que é o que você vai saber a partir do desenrolar desse artigo.

Porque bodas de ouro?

Para marcar todo esse tempo de união, o ouro não foi inserido na nomenclatura das bodas por acaso. Tem todo um significado por trás. A partir da explicação, você vai enxergar ainda mais sentido em tudo.

Não há como discutir que o ouro apresenta uma beleza que atrai a atenção de todos. Além do mais, ele também é um material resistente, apesar de ser maleável. Tudo isso representa a força da união do casal.

Mas não é só isso! A preciosidade do ouro também representa todo o tempo de união, até porque, se fala de meio século juntos. Por mais tempo que passe, o ouro se preserva com brilho e majestade, sobretudo quando lapidado.

O que são bodas de casamento?

Para quem ainda tem dúvidas no que vem a ser as tão faladas bodas de casamento, aí vai uma explicação bem objetiva. As bodas são comemorações que celebram os aniversários de casamento.

Elas são comemoradas tomando como base a data que foi celebrada o casamento. Em outras palavras, é o aniversário de casamento.

Para cada ano foi estabelecido um material representativo para nomear o período. Até o 15º aniversário de casamento, ou bodas, existe um material específico. Depois disso, a contagem passa a ser de cinco em cinco anos, no caso, 20, 25, 30 e assim sucessivamente.

Presente para bodas de ouro

Quando alguém recebe um convite para participar de uma celebração de bodas de ouro, seja essa pessoa da família do casal ou que tenha uma relação de amizade mais próxima, o que logo vem à mente é o que vai levar de presente.

Pela própria facilidade que o mundo moderno oferece, já existem muitos sites que trabalham com sugestões bem direcionadas. No entanto, há quem prefira optar por um presente mais pessoal.

Caso você não seja da família do casal que esteja comemorando as bodas de ouro, a recomendação é conversar com os filhos, netos e outros familiares para pegar alguma dica. Não necessariamente o presente precisa ser dado individualmente, pode-se juntar um grupo de pessoas.

Para ajudar na decisão sobre o melhor presente, aí vão algumas sugestões:

Imagem da sagrada família

A sagrada família com dourado para casais católicos (Foto: Reprodução | Instagram)

Kit de xícaras personalizadas

Que tal um kit de xícaras personalizadas com as iniciais do casal? (Foto: Reprodução | Instagram)

Brincos e broches personalizados

Se você quer dar um presente a cada um dos homenageados, essa é uma boa opção para as mulheres (Foto: Reprodução | Instagram)

Caixa com presentes

Um kit clássico é uma excelente escolha para presentar o homem (Foto: Reprodução | Instagram)

Decoração bodas de ouro

Na hora de planejar a festa de bodas de ouro, alguns elementos podem ser evidenciados na decoração. A sugestão é deixar fluir a criatividade e dar asas à imaginação.

Para fugir do comum, a dica é investir em momentos particulares do casal, levando em consideração alguns gostos e temas que tenham importância sentimental para os dois. E olhe que sugestão não faltarão, dado pelo tempo em que estão juntos.

Decoração de bodas de ouro

A decoração dessa festa pode contar com um espaço dedicado às fotos do dia do casamento (Foto: Reprodução | Instagram)

Na intenção de ajudar a montar a festa de bodas de ouro dos sonhos, veja algumas sugestões para decoração.

Temática retro

Para colocar essa ideia em prática, você vai precisar puxar pela memória do casal que está festejando as bodas de ouro. Para isso, a sugestão é tentar reproduzir a festa original, 50 anos atrás.

Não precisa reproduzir fielmente na decoração, até porque, alguns elementos serão praticamente impossíveis de encontrar nos dias de hoje. Dessa forma, opte por algo mais neutro que certamente vai trazer boas lembranças.

Nesse caso, invista em flores usadas na cerimônia original, cores e fotografias da época. Vale a pena reproduzir fielmente algum cenário ou elemento, como o próprio bolo. O lugar onde a festa foi realizada, 50 anos atrás, também vai causar impacto.

Anos dourados

Uma coisa que também funciona bem é fazer um corte no tempo, no que diz respeito à decoração, claro! Pense na época em que o casal se casou e traga essa atmosfera para dentro da festa.

Além dos elementos da decoração, você também pode sugerir que os convidados também entrem no clima e venham para a celebração vestidos a caráter. Para incrementar, você também pode investir em um espaço de recordação, com várias fotos do dia da cerimônia original.

Lua de mel

Ainda no espírito de festa temática, uma boa ideia para reproduzir na festa de bodas de ouro é o local onde o casal foi passar a lua de mel. Caso tenha sido um destino tropical, evidencie isso nos arranjos de flores e outros elementos.

Outro ponto que também é fácil de ser incorporado na decoração são as cores. Com pouco investimento e muita criatividade, você vai conseguir preencher o espaço da festa com muitos elementos e cenários que vão puxar pela memória do casal.

Inspiração pessoal

Se o casal tem muita personalidade, seja em relação ao gosto ou forma de tratar as pessoas, vale a pena investir nesses pontos quando for planejar a decoração da festa de bodas de ouro.

Para o casal divertido, uma decoração nesse segmento vai encaixar perfeitamente. As profissões de cada um deles também pode ser evidenciadas na decoração, assim como os gostos e passa tempos.

Bodas de ouro: como fazer uma homenagem?

Meio século de união não é uma data que se passe em branco. Por isso, muita gente quer montar algo que envolva o lado emocional, não só o material com presentes. Por isso, as mensagens são ótimas soluções.

Rápidas, práticas e objetivas, essas mensagens têm o poder de falar tudo o que a pessoa pensou para o momento. Elas também podem levar em consideração o tipo de relação que o casal cultiva: séria, descontraída ou mais íntima.

Para isso, confira algumas mensagens que aparecem como sugestões:

“O aniversário de cinquenta anos de casamento é a celebração da confiança, amor, parceria, paciência, tolerância e tenacidade entre duas pessoas.”

“Vocês são uma inspiração de como o amor, o respeito e o comprometimento de duas pessoas é capaz de criar uma linda e longa história! Feliz 50 anos de casamento!”

“Consigo pensar em 50 razões de porque vocês são feitos um para o outro, mas vou mencionar uma hoje: o amor de vocês resistiu à prova do tempo por 50 anos! A união e o companheirismo de vocês são exemplos para os mais jovens! Parabéns a vocês dois!”

“Quando você acaba de se casar, é difícil imaginar os próximos 50 anos com aquela pessoa, mas vocês fazem parecer fácil e são um brilhante exemplo dessa conquista! Parabéns!”

“Parabéns pelas suas bodas de ouro e pelo casamento duradouro! Que Deus cubra vocês de bênçãos por muitos e muitos mais anos!”

“Vocês são um excelente exemplo do tipo de comprometimento que Deus espera do casamento! Que vocês continuem firmes através da fé que compartilham, e que o amor de vocês cresça mais a cada ano!”

“Dizem que os cientistas descobriram que quanto mais tempo as pessoas permanecem casadas, mais começam a se parecer um com o outro. Depois de 50 anos vocês vão precisar andar com crachás com os seus nomes na roupa!”

Bodas de ouro para festejar

Chegando ao fim desse artigo, certamente você aprendeu bem mais do que imaginava sobre bodas de ouro. Além de descobrir que a comemoração marca os 50 anos de união de um casal, teve acesso à sugestões que vão deixar a festa ainda mais animada e cheia de significado.

Para quem estava na dúvida do que presentear, o artigo também apresentou algumas sugestões. Agora, você não vai mais se desesperar quando for convidado para uma festa com essa temática. Só vai mesmo se preocupar em aproveitar tudo!