Ritidoplastia – preço da plástica de rejuvenescimento do rosto

Ritidoplastia - preço da plástica de rejuvenescimento do rosto

Imagem: Reprodução

Em pleno século XXI vivemos numa era em que a aparência vem se tornando cada vez mais valorizada, a demanda por serviços e produtos de estética e a procura por cirurgias plásticas de diversos tipos aumentou drasticamente desde a última década. Entre as mais populares estão os implantes de silicone, lipoaspiração, aplicação de botox e rinoplastia, contudo uma nova cirurgia vem tomando espaço no mercado e caindo no gosto de homens e mulheres, a Ritidoplastia. Ela consiste num método para diminuição da flacidez da pele de áreas como rosto e pescoço, atenuando as rugas existentes e removendo os excessos de gordura, atuando como um lifting facial, tendo como objetivo final o rejuvenescimento facial.

O desempenho do procedimento e o seu sucesso depende das condições de cada paciente, que são diferentes e possuem particularidades que devem ser estudadas pelo médico escolhido. A Ritidoplastia, no entanto, não faz com que o paciente deixe de envelhecer, assim como também não é capaz de transformar um rosto de 40 anos em um de 20, por exemplo. É possível operar uma mesma pessoa duas ou três vezes, e vale salientar que quanto mais velho for o paciente menos duradouro será o resultado, o mesmo vale para quem tem pele seca e quebradiça. Consequentemente aqueles mais jovens e com pele mais gordurosa apresentam resultados mais satisfatórios e mais duradouros.

Preço médio

O preço varia entre 6 e 12 mil reais, dependendo do médico e os fatores relativos a operação.

Procedimentos da Ritidoplastia

Se o procedimento for completo, isto é, se este se estender pelas áreas do rosto, pálpebras e pescoço a cirurgia pode levar de 3 a 4 horas, isso sem contabilizar o tempo em que o paciente permanece no ambiente cirúrgico para a aplicação da anestesia que será escolhida entre local e geral pelo médico e de acordo com cada caso.

Quanto ao período de internação, este fica a critério do médico responsável, mas geralmente vai de 12 a 24 horas, quando é tirado o curativo grande, ou até 36 horas, permanecendo os curativos mais leves sobre as cicatrizes residuais. Os pontos por sua vez são retirados entre 48 e 72 horas nas regiões das pálpebras, os demais (rosto, pescoço e couro cabeludo) são retirados entre 8 e 12 dias aproximadamente.

Pós operatório

Como todo procedimento cirúrgico, a Ritidoplastia precisa de bastante atenção em seu pós operatório e cuidados especiais para que nenhum imprevisto ou situação indesejável venha a ocorrer. Vale a pena ficar atento à algumas dicas:

  • Não molhar os curativos do couro cabeludo nas primeiras 24 horas.
  • Evitar sol e friagem por no mínimo 8 dias após os procedimentos.
  • Obedecer às datas para troca e retirada de curativos.
  • Usar óculos escuros e se possível um lenço na cabeça para evitar contato direto das áreas operadas com o sol.
  • Procurar o médico sempre que houver dúvidas ou constatar desconforto fora do normal, dores ou qualquer outra situação que lhe pareça preocupante.
  • Lavar e pentear os cabelos apenas uma semana após a cirurgia e com bastante cuidado.
  • Evitar maquiagem nos primeiros dias do pós operatório para a recuperação mais rápida da face.

A Ritidoplastia é uma cirurgia considerada tranquila e se acompanhada com atenção e tomados os cuidados necessários não será preciso muita preocupação. Entretanto, é sempre bom recomendar que se escolha um médico sério, avalie seu histórico, experiência profissional e procure informar-se sobre possíveis transtornos, pois um bom médico e, confiável, é essencial para um resultado satisfatório.