Rinoplastia – preços e detalhes desta cirurgia plástica

Rinoplastia

Devido às diferenças existentes entre as variadas etnias de seres humanos presentes no planeta, diversas são as partes do nosso corpo que possuem formas completamente distintas das de outros indivíduos. Uma delas é o nosso nariz, estrutura responsável pela entrada da nossa respiração e que muitas vezes está sujeito a formas que desagradam o indivíduo. Porém, é algo que possui solução e esta se chama: Rinoplastia ou Cirurgia do Nariz. Esse procedimento foi criado com o objetivo de melhorar a forma do nariz, alinhando-o com a aparência facial. O método também pode ser ligado a outras técnicas de correção a problemas e dificuldades na respiração humana, como a septoplastia e a turbinectomia. A idade mais segura para realização da rinoplastia é a partir dos 15 anos.

Estruturas como a ponta, narinas, dorso e septo são passíveis de modificação na composição nasal através da rinoplastia.

  • Ponta nasal: pode-se retirar parte das cartilagens alares para que a estrutura seja afinada. A elevação da ponta do nariz também é possível através dessa cirurgia.
  • Narinas: podem ser fechadas com a retirada de uma parte de tecido ou ainda por meio de uma sutura interna.
  • Dorso nasal: este é minimizado com o escopro ou elevado com o enxerto, ou ainda com silicone.
  • Septo nasal: se estiver evitando a respiração, ou ainda afastando o dorso ou a ponto do nariz. O septo nasal também é corrigido na rinoplastia.

A cirurgia

  1. Anestesia: Esta pode ser local com sedação ou geral.
  2. Internação: Em média apenas um dia.
  3. Cuidados após a cirurgia: O paciente deverá permanecer com um curativo imóvel em acrílico ou gesso por uma semana. Depois, um com fita adesiva por mais uma semana. Totalizando 14 dias de curativo. Agressões, traumas ou até fraturas também devem ser evitadas ao nariz num período de 60 dias.
  4. Riscos: Dificilmente ocorrem problemas nesse tipo de cirurgia. Porém, hematomas, inchaços, dificuldades respiratórias, infecções, problemas com anestesia e até mesmo sangramento estão entre as possibilidades de ocorrência.

Especialidade médica e o custo operatório

A rinoplastia é geralmente executada por médicos especializados em otorrinolaringologia, com ênfase em Cirurgia Plástica Facial. O custo do procedimento cirúrgico fica entre dois e sete mil reais. O método também pode ser encontrado na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), mas, não com finalidade estética e sim para pacientes que sofreram deformidades decorrentes de acidentes.