,

Requerimento ao prefeito – Modelo pronto

O que é?

Quando se deseja fazer alguma solicitação a algum órgão público, é praticamente obrigatório o uso de um requerimento. Para quem ainda não conhece, trata-se de um documento onde o interessado identifica-se, qualifica-se e faz uma solicitação a uma determinada autoridade, colocando motivos que possam servir como métodos de persuasão. Vale ressaltar que esse documento apenas é válido apenas para solicitações ao serviço público.

Como Fazer?

Requerimento ao prefeitoUm requerimento é um documento super simples de se fazer, não exigindo um conhecimento aprofundado sobre administração ou afins. Sua estrutura possui várias características próprias, como:

  • Logo depois do vocativo, deve-se deixar no mínimo dez espaços (ou linhas) para que seja iniciado o corpo do requerimento, que é a parte onde todas as informações à respeito da solicitação serão passadas.
  • Ao fim, deve-se colocar o pedido de deferimento da solicitação.
  • E após a exposição, deve-se colocar a data em que foi emitido o documento.

À respeito do pedido de deferimento, existem alguns teóricos e estudiosos no assunto que acham que não há necessidade de colocar essa parte no documento. Segundo eles, ninguém que faz um requerimento, vai pedir para que o mesmo seja indeferido. Ou seja, eles defendem que o pedido de deferimento já está implícito no ato de fazer-se uma solicitação.

Para que serve?

O requerimento não é apenas um documento, mas sim, um instrumento de cidadania. A partir dele, é possível fazer a solicitação do direito de um ou mais cidadãos. Ao contrário do que muitos pensam, ele não precisa ser feito de forma digital ou datilografada, podendo ser redigido sem nenhum problema por manuscrito.

Um exemplo de requerimento de caráter coletivo é o abaixo-assinado, um documento bastante usado pela população para decidir algo de interesse comum.

Modelo Pronto

Se você está querendo fazer uma solicitação ao prefeito da sua cidade, mas não tem a mínima ideia de como fazer um requerimento, confira o modelo logo mais abaixo e altere os espaços necessários.

 

Prefeitura Municipal de (nome da cidade)
Ilustríssimo Sr. Prefeito Municipal

(nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), residente e domiciliado à (endereço), vem respeitosamente à presença de Vossa Senhoria requerer seja efetuado o pagamento do décimo terceiro salário dos servidores municipais, tendo em vista o atraso que já ultrapassa 30 (trinta) dias, tratando-se de verba de natureza alimentar pelo que dispões as normas trabalhistas.

Certo de que o pedido será atendido na maior brevidade, renovo votos de mais elevada estima e consideração.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome)