Regras e normas da ABNT

As normas da ABNT são um conjunto de regras estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a qual é a responsável pela normalização técnica no nosso país. Apesar desse órgão não ter fins lucrativos, as normas são documentos particulares e que possuem direitos autorais, sendo vendidas pela própria ABNT.

Cada norma é direcionada a um tipo de documento ou trabalho. Vai de cada instituição adotar ou não tais regras como sendo seu padrão. A maior parte das escolas e universidades brasileiras exige que os trabalhos sejam entregues de acordo com as normas da ABNT. Todavia, muitos alunos não tem a mínima ideia de como elas funcionam e o que terão que fazer.

Para te ajudar com esse problema, destacamos as principais regras à respeito das normas da ABNT para trabalhos escolares e acadêmicos. Lembrando que se você quiser a norma completa, terá que compra-la no site da Associação. Não podemos disponibilizá-la gratuitamente, pois violaria a lei, já que ela é protegida por direitos autorais.

Normas da ABNT para trabalhos escolares

Segundo as normas da ABNT, um trabalho deve possuir a seguinte estrutura:

Capa

Nesse elemento, devem ser apresentadas as seguintes informações:

  • Nome do aluno na parte de cima da página em tamanho 12, centralizado;
  • Tema do trabalho exatamente no meio da página, centralizado e em tamanho 16;
  • Nome da Instituição de ensino, local e data, na margem inferior, em tamanho 12 e centralizado.

Dedicatória

Um item opcional, que deve ser adicionado caso o orientador/professor solicite. Nela, você fará uma homenagem a alguém especial para você e escrever uma pequena frase sobre o significado dela para você.

Agradecimentos

Outro item facultativo. Como o próprio nome já diz, nele você fará um agradecimento àquelas pessoas que te ajudaram a concluir o trabalho. Esse item é mais usado em trabalhos de conclusão de curso e projetos especiais, não sendo necessário para uma atividade rotineira.

Sumário

É a parte onde você vai enumerar cada tópico e subtópicos do seu trabalho e relacioná-los com a página em que se encontram, para facilitar a busca dos mesmos. É um item que deve ser feito após ter terminado todo o trabalho, do contrário, ele terá que ser alterado constantemente, causando um gasto de tempo desnecessário.

Texto

Na parte textual, você deve criar uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Além disso, você deve citar todas as referências bibliográficas onde pesquisou, inclusive das imagens (se houver). Podem haver também anexos e glossários, dependendo da solicitação do professor/orientador.

Papel, Margens e Formatação

  • O papel deve ser A4 branco;
  • As impressões devem ser com tinta preta e apenas em uma face da folha;
  • A numeração da página é contada a partir do sumário. Entretanto, a numeração impressa começa a ser colocada apenas a partir da introdução, localizada a 2 cm da parte superior da folha e margeada à direita.
  • As margens, para todas as páginas devem respeitar os seguintes valores: inferior e direita: 2 cm; superior e esquerda: 3 cm;
  • O espaçamento padrão deve ser de 1,5 de entrelinhas;
  • A fonte deve ser Arial ou Times New Roman em tamanho 12 (em caso de citações diretas, deve-se usar o tamanho 10);
  • Os parágrafos devem possuir recuo de 2 cm da margem esquerda;

Modelos

 

Capa

Modelo de Capa

 

 

Formatação

Formatação de margens e tamanho de fonte