,

Regras do tênis de mesa (ou ping pong) profissional

Tênis de mesa

Pingue-pongue, mesatenismo ou simplesmente tênis de mesa é como é atualmente conhecido o jogo inventado na Inglaterra em pleno século XIX que tenta imitar o tênis, mas em uma mesa. Ao surgir no Reino Unido, o esporte era chamado de ping pong até que se tornou uma marca registrada e adotou o nome de “tênis de mesa”. A modalidade pode ser profissional ou para fins de lazer e é um dos jogos mais populares no mundo em termos de jogadores. Um fato curioso é que sua bola é a mais rápida mundialmente e a raquete produz mais efeitos de rotação nela. O Campeonato Mundial de Tênis de Mesa é disputado a cada dois anos desde 1926 e é a China quem possui mais medalhas de ouro no torneio individual. No Brasil o esporte chegou por volta de 1905 com turistas ingleses. Passando o tempo e aumentando a frequência de jogos, foi criada a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).

O jogo – Regras e fundamentos

Disputar uma partida de tênis de mesa requer bons reflexos e agilidade dos jogadores. O jogo pode ser individual ou em duplas, mudando um pouco as regras. O objetivo é marcar pontos contra o adversário e ganhar sets ímpares, no caso é uma disputa entre o melhor de sets. Os torneios nacionais são disputados em melhor de 5 sets e os internacionais de 7 sets, logo, o jogador ou equipe que vencer 3 ou 4 sets, respectivamente, ganha a partida. Para vencer um set a dupla ou o jogador deve somar 11 pontos, raramente ocorrem empates. Durante a partida, a bola deverá ser lançada verticalmente fazendo no mínimo 16 cm acima da posição de repouso, o sacador precisa rebatê-la para que toque em seu lado da mesa e em seguida tocar o lado do adversário cruzando a linha do meio. Nos jogos em duplas é imprescindível que a bola toque no lado direito da mesa do sacador e depois no lado direito da mesa do recebedor. A iluminação do local deve ser artificial e não podem rebater em objetos que possam refletir a luz de forma que atrapalhe a visão dos jogadores.  A raquete usada nas competições pode ser de qualquer tamanho, forma ou peso, no entanto a lâmina deve ser plana e rígida. Já a bola deve ser feita de celuloide ou plástico similar de cor branca ou laranja fosca.

Mais algumas regras importantes

  • Uma partida de tênis de mesa pode ser disputada em qualquer número de sets ímpares, como melhor de três, cinco, sete etc.
  • Nenhum jogador pode tocar na rede, na mesa de jogo ou bater na bolinha com o lado de madeira da raquete.
  • No jogo de duplas os atletas do mesmo conjunto devem se alternar na recepção das bolas.
  • No instante do saque, o jogador deve dirigir a bola do lado direito da sua quadra para o lado direito da quadra do receptor.