Aprender como fazer sabão utilizando apenas óleo de cozinha não é dificil.

Fazendo isto – produzindo e usando o sabão reciclado – você irá economizar dinheiro e proteger a natureza deste lixo que normalmente jogamos nela.

Bem, vamos as receitas de sabão artesanal, preste muita atenção, pois assim você aprenderá direitinho como fazer sabão em casa.

1* Receita de sabão com óleo de cozinha:

Não esqueça de filtrar o óleo de fritura, deixando sem resíduo algum (pode ser usado filtro de café, é demorado mas garante uma boa qualidade).Tudo deve ser feito em um recipiente de plástico e manipulado com objetos de plásticos.
Você vai precisar:

– 500ml de óleo
– 100g de soda cáustica
– 100ml de água
– 30ml de detergente
– 50ml de álcool

1º passo coloque o óleo em um balde e dê umas esguichadas de detergente de cozinha mesmo (uns 30ml) e mexa bem

2º acrescente a soda já diluída em 100ml de água e mexa bem

3º esse é o mais importante, depois que tudo estiver bem misturado por ultimo você acrescentará 50ml de álcool, mexa rápido e despeje numa forma antes que o sabão endureça por completo.

2* Receita de sabão com óleo de fritura:

– 5 litros de óleo de cozinha usado;
– 2 litros de água;
– 200 mililitros de amaciante;
– 1 quilo de soda cáustica em escama.

Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.

3* Receita de sabão com óleo de fritura:

– 4 litros de óleo comestível usado;
– 2 litros de água;
– ½ copo de sabão em pó;
– 1 kg de soda cáustica;
– 5 ml de óleo aromático de erva-doce ou outro a gosto.

Esquentar a água. Separar meio litro e dissolver o sabão em pó nele. Dissolver a soda cáustica nos litro e meio de água restante. Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo e mexer durante 20 minutos. Adicionar a essência mexendo bem, e despejar nas fôrmas escolhidas. Desenformar apenas no dia seguinte.

“O ideal é colocar esse óleo que não será mais usado em uma garrafa pet, aquelas de refrigerante, e encaminhar para a reciclagem. Atualmente, ONGs e empresas desenvolvem projetos de reutilização do óleo de cozinha, o que é bom para a economia e para a saúde do nosso planeta”, afirma Daysiellen.