Antes de mostra-lhe as deliciosas receitas de natal , vamos descobrir mais sobre a história do natal:

O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três  reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.

Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.

Que tal aprender a deixar esta data tão especial, mais especial ainda?

Vamos as receitas natalinas (que também servem p/ fim de ano):

Bacalhau com Tomate, Cereja e Azeitona

Preparo: 40 minutos
Rendimento: 10 porções
Exige preparo antecipado

Ingredientes p/ fazer esta receita:

1 quilo de bacalhau do Porto
½ (chá) de manjericão picado
1 (chá) de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino preta moída grosseiramente a gosto
5 dentes de alho cortados em lâminas
200 gramas de azeitonas pretas
200 gramas de tomate-cereja
2 litros de leite desnatado

Como preparar esta comida:

Picar o bacalhau em cubos médios, lavar e colocar em uma tigela grande. Acrescentar 3 litros de água gelada e cobrir com filme plástico. Deixar de molho por 48 horas na geladeira, trocando a água no mínimo 6 vezes. Na última troca substituir a água pelo leite e deixar na geladeira por pelo menos 6 horas. Em seguida, transferir o bacalhau com o leite para uma panela. Levar ao fogo por 15 minutos, ou até o bacalhau ficar macio. Retirar do fogo, escorrer o leite e reservar. Em uma panela grande, colocar o azeite de oliva e o alho e fritar, mexendo de vez em quando, até dourar. Juntar o bacalhau, o tomate, a azeitona, o manjericão, a pimenta-do-reino e deixar cozinhar, mexendo de vez em quando, por 10 minutos. Se necessário, adicionar sal e retirar do fogo. Este prato pode ser servido quente ou frio.

A importância do réchaud: Os pratos quentes devem ser colocados sobre um réchaud, um fogareiro pequeno que conserva a temperatura da comida. Escolher pratos fáceis de serem servidos e já cortados. Seus convidados ficarão mais à vontade.

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Filé de Frango Á Milanesa de Amêdoas

Preparo: 50 minutos
Rendimento: 4 porções

Ingredientes para fazer esta receita:

8 filés de peito de frango
4-5  (sopa) de farinha de rosca
100 gramas de amêndoas em lâminas
sal e pimenta-do-reino a gosto
2 espigas de milho cozidas
4 tomates pequenos
manjericão e tomilho
8 pimentas doces
2 ovos
óleo

Como fazer esta receita:

Bater os ovos numa tigela com 1 pitada de sal e 1 de pimenta-do-reino. Juntar o frango e deixar descansar por alguns minutos. Num prato raso, misturar a farinha de rosca com as amêndoas. Escorrer os filés e passar, aos poucos, na mistura preparada, apertando bem com as mãos dos dois lados para cobrir completamente a carne. Numa frigideira, aquecer bastante óleo e fritar os filés por 4-5 minutos de cada lado, ou até dourar. Retirar com uma escumadeira e colocar sobre toalha de papel para eliminar o excesso de óleo. Manter aquecidos. Lavar as pimentas e os tomates, enxugar e cortar os tomates ao meio. Cortar as espigas de milho em pedaços de 1 cm de espessura. Em uma frigideira antiaderente, colocar 1 colher (sopa) de óleo ou azeite de oliva e cozinhe a pimenta, em fogo alto, virando de vez em quando, por 5 minutos ou até que esteja bem dourada dos dois lados. Temperar levemente com sal e reservar. Na mesma frigideira, adicionar 1 colher (sopa) de óleo e saltear o tomate e, em seguida, o milho. Colocar os filés de frango numa travessa e distribuir os legumes. Se preferir, polvilhe com manjericão e tomilho. Servir frio. O empanado pode ser feito com nozes tostadas ou sementes de gergelim. Se preferir, preparar os filés à milanesa com um dia de antecedência. Guardar na geladeira, coberto com filme plástico. Retirar 1 hora antes de servir.

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Peru Com Bacon

Preparo: 30 minutos + 15 minutos para temperar o peru

Rendimento: 6 porções

Ingredientes para fazer esta receita:

750 g de peito de peru
2 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (chá) de sal
2 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) de vinho branco
1 ramo de alecrim
12 fatias de bacon

Como preprar o prato:

Corte o peito de peru em 12 pedaços (como se fosse um palito grosso). Tempere-os com o suco de limão, o sal, o óleo, o vinho e o alecrim. Deixe tomar gosto por 15 minutos. Em seguida, retire o peru, seque com papel toalha e enrole as fatias de bacon. Distribua em um refratário, sem encostar um no outro, e cubra com papel-manteiga. Leve ao microondas Consul por 15-17 minutos, em potência média, ou até a carne ficar cozida e o bacon dourado. Deixe descansar no microondas por 5 minutos. Retire do forno, transfira o peru para uma travessa, desprezando o caldo que se formou, e sirva com purê de abóbora.

Bem, eu ensinei aqui as receitas feitas com carnes. Escolha um dos sites abaixo, neles você encontrará receitas de arroz, doces, panetone e etc:

+ Receitas de natal terra.

+ Site livro de receitas.