Receitas caseiras simples livrarão você dos efeitos da ressaca!

Ressaca

Você sai, se diverte, aproveita a companhia dos amigos e, entre risos e conversas descontraídas, muitas doses de bebida alcoólica.

Ao acordar no dia seguinte, a cabeça está girando, parece que alguém está pressionando com uma prensa ou coisa parecida, o estômago enjoado e você pensa:”Por que eu fui beber tanto?”

O álcool realmente debilita nosso organismo de várias formas, desidrata, por isso, ao acordar com ressaca estamos sedentos como se não bebêssemos água há dias e a glicose gasta para metabolizar o álcool, faz falta para nos dar energia, por isso, nos sentimos debilitados.

Além disso, o álcool afeta o nosso sistema nervoso central, provocando sono e irritabilidade, além de dor de cabeça, por corromper os mecanismos químicos cerebrais. O ssitema digestivo é afetado porque o álcool irrita suas mucosas, causando assim o enjôo e até vômito e diarreia. A boca seca e a sede também são causadas pela ação do álcool sobre o hormônio antidiurético.

Com esses sintomas arrasadores, ninguém que esteja de ressaca tem condições de produzir muito, não é? Mas, com algumas medidas simples, pode-se atenuar essa desagradável consequência do exagero!

Alívio imediato!

+ Como a principal causa da ressaca é a desidratação provocada pelo álcool, que é diurético e, por isso estimula a perda de líquido do corpo, beba água antes, durante e, principalmente, depois da bebedeira. Antes de dormir, tome bastante água. Assim, seu organismo  metaboliza o álcool enquanto você descansa. Além de hidratar o corpo, ela ajuda a eliminar o álcool e livrar-se das toxinas. Sucos de limão, acerola e laranja também ajudam, porque injetam antioxidantes protetores e vitamina C no seu corpo. Reponha os sais minerais perdidos abusando da água-de-coco, rica em potássio.

+ O famoso cafezinho amargo, recomendado para diminuir a dor-de-cabeça, também tem propriedades diuréticas, ou seja, desidrata ainda mais o seu corpo.

+ O uso de medicamentos como aqueles que unem analgésico (contra dor-de-cabeça), antiácido (contra a queimação no estômago) e antiemético (contra enjôos), ajudam a minimizar os estragos produzidos pelo álcool, mas nenhum é capaz de resolver tudo de uma só vez. Apele para um analgésico em último caso.
+ O álcool atinge os neurônios, por isso a desinibição e a tonteira. As células cerebrais só começam a se recuperar cerca de cinco horas depois da bebedeira, mas ficam ultra-sensíveis. No dia seguinte, os danos ainda são sentidos e é praticamente impossível se concentrar, por isso, repouse, mantenha a luz apagada, cortinas fechadas e fique deitado. Nesse momento o que o corpo mais pede é descanso.

+ Para não desgastar ainda mais o organismo, já prejudicado pelo esforço de processar o álcool, consuma alimentos de fácil digestão, com uma alimentação leve, pobre em gorduras, rica em frutas, vegetais e líquidos. Consuma pão e biscoito de água e sal, oálcool aumenta a acidez e irrita a mucosa estomacal, por isso, alimentos secos e salgados desaceleram a produção de ácido e também dão energia para o fígado na hora de processar as toxinas e o excesso de bebida. Deixe de lado molho branco, queijos amarelos e fritura.

+ Algumas ervas promovem a renovação das células hepáticas e, por isso, aceleram a eliminação das toxinas do álcool do corpo.

+ Chás de salsaparrilha, macela, erva-picão e erva-cidreira são excelentes desintoxicantes.

 

Veja três receitas de sucos poderosos, elaborados por nutricionistas, para desintoxicar seu organismo de forma mais completa ainda

Sucos

 

RECEITA – COUVE E LARANJA

Ingredientes:

  • suco de 8 laranjas
  • suco de 1 limão
  • 2 folhas de couve

Como fazer:

Bater todos os ingredientes no liquidificador. Servir gelado.

Rendimento: 4 copos

 

RECEITA – MARACUJÁ E GENGIBRE

Ingredientes:

  • polpa de 1 maracujá
  • 800 ml de água de coco
  • 1 pedaço (1 cm) de gengibre

Como fazer:

Bater os ingredientes no liquidificador. Se desejar, acrescente pedras de gelo.

Rendimento: 4 copos

 

RECEITA – CENOURA

Ingredientes:

  • suco de 4 laranjas
  • 2 fatias de abacaxi
  • 1 cenoura
  • ½ maço de salsinha

Como fazer:

Bater todos os ingredientes no liquidificador.

Rendimento: 4 copos