Receita de como fazer paçoca

Receita de paçoca

Aprenda a fazer um doce tradicional das festas juninas e Semana Santa com nossa receita de paçoca. | Foto: Reprodução

A paçoca de amendoim é um dos doces mais tradicionais do Brasil. Como o próprio nome já diz, ela tem como ingrediente principal o amendoim, adicionado de mais alguns itens, como farinha de mandioca e açúcar.

É altamente consumida no nordeste do país, principalmente na época da Semana Santa e durante as comemorações de festas juninas. Para os que gostam de preservar a tradição, o preparo da paçoca vai muito além que um simples ato de culinária, passando a tomar um lado religioso, como se fosse uma espécie de ritual cristão. O mesmo acontece com outros pratos, como o bacalhau, que tem presença garantida em qualquer ceia de semana santa.

Apesar de ser um doce, uma das características da paçoca é que ela não é enjoativa, pois não leva muito açúcar e possui uma textura seca, que também influencia bastante nesse aspecto.

Além das caseiras, é possível encontrar paçocas industrializadas, que são vendidas por todo o país. A mais clássica é aquela em formato de rolha, que possuem em sua receita praticamente os mesmos ingredientes da original.

Por falar em receita, que também é o foco principal do nosso artigo, muita gente acha que pode ser difícil fazer uma paçoca, entretanto, são poucos ingredientes e se forem seguidos os passos corretamente, tudo vai sair direitinho e saboroso. Até mesmo quem não tem muita prática na cozinha consegue fazer. Confira o passo a passo logo mais abaixo e bom apetite!

Receita de Paçoca

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de açúcar;
  • 2 xícaras (chá) de amendoim torrado e sem pele;
  • 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca (dê preferencia a que já vem torrada. Caso seja da crua, coloque a quantidade indicada em uma frigideira e dê uma leve torrada);
  • Uma pitada de sal.

Modo de Preparo

  1. Antes de tudo, coloque o amendoim no processador, até que fique bem moído (esse procedimento também pode ser feito no liquidificador, mas vai dar um pouco mais de trabalho por conta do espaço que existe abaixo das lâminas).
  2. Coloque o amendoim moído em um recipiente e misture com os demais ingredientes.
  3. Mexa até que forme uma mistura homogênea.
  4. Coloque em uma forma e aguarde cerca de 4 horas (se quiser, pode colocar na geladeira).
  5. Corte no formato que achar melhor e sirva!

Obs: se estiver usando processador, após moer o amendoim, misture todos os outros ingredientes e processe novamente. Se for liquidificador, siga normalmente os passos acima.