,

Receita caseira de como fazer shampoo anti-caspa

Receita de Shampoo Anti-caspa

Saiba como fazer um shampoo anticaspa eficiente com ingredientes que você já possui em casa! | Foto: Reprodução

A caspa é um problema bastante comum nos dias de hoje. Ela ocorre na maioria das vezes em homens, mas isso não quer dizer que as mulheres estão livres dela. No meio médico, a caspa é conhecida como dermatite seborreica e pode ser causada por uma série de fatores.

Causas

A caspa pode se manifestar por conta de fatores físicos ou psicológicos. Dentre as principais causas que levam uma pessoa a adquirir esse problema, estão a lavagem e a secagem incorreta dos cabelos e couro cabeludo. Eles devem ser lavados em água de temperatura fria ou no máximo morna. Além disso, deve-se secar com bastante cuidado, evitando prendê-lo ou dormir enquanto ainda estiver úmido.

Mas não é apenas a lavagem que influencia para o surgimento das capas. O aumento de óleo nas glândulas sebáceas também têm sua parcela de responsabilidade. A escamação do couro cabeludo é um evento normal e que acontece durante toda a vida, mas em épocas de estresse emocional, por exemplo, o aumento na atividade dessas glândulas faz com que as escamas fiquem ainda mais evidentes, e em maior quantidade.

Dicas para se livrar da caspa

  • A primeira coisa a se fazer é procurar identificar a causa. Caso ela não seja aparente ou não consiga achar uma explicação, consulte um dermatologista, para que ele diagnostique o seu problema e passe os tratamentos mais adequados.
  • Opte por shampoos anticaspa na hora de lavar o cabelo. A temperatura da água também é importante, jamais use-a muito quente! Assim, você diminuirá bastante os riscos de ter caspa.
  • Evite deixar os cabelos úmidos por muito tempo, principalmente se forem grandes. Dormir com eles nesse estado também não é recomendado.
  • Na hora de secar os cabelos, aponte o secador para os fios e nunca para o couro cabeludo.

Receita de shampoo anti-caspa

Se você já usou várias marcas de shampoos anti-caspa e nenhum deu certo, que tal fazer você mesmo o seu?! Isso mesmo, confira uma receita de um shampoo anti-caspa que promete ser bastante eficiente.

Ingredientes

  • 1/3 de corpo de azeite de oliva;
  • ½ copo de vinagre de maçã;
  • 2 gemas.

Como fazer?

  1. Coloque as gemas em um recipiente e comece a batê-las.
  2. Quando estiverem bem batidas, adicione os demais ingredientes e bata novamente.
  3. Aplique nos cabelos ainda secos e deixe agir por cerca de 30 minutos;
  4. Passado esse tempo, enxague com bastante água, para tirar qualquer vestígio da mistura.
  5. Faça esse mesmo procedimento uma vez por semana. Você perceberá os resultados logo de início.