Quiropraxia – O que é

Quiropraxia - O que é

Foto: Reprodução

O que é a quiropraxia?

Quiropraxia é a profissão que se dedica ao sistema neuro-músculo-esquelético, cuidando de diagnósticos, tratamento e prevenção das disfunções mecânicas que afetam este sistema, além dos danos que elas trazem não só ao sistema nervoso mas à saúde em geral. Aqui no Brasil esta profissão ainda está sendo regularizada, mas há países como os Estados Unidos e o Canadá em que a profissão já está estabelecida e oficializada.

Mesmo sem ser uma profissão reconhecida nacionalmente, já existem 2 cursos superiores no país, aprovados pelo MEC, para formar profissionais da área.

A essência da quiropraxia está em reestabelecer ou restaurar a relação entre a estrutura (principalmente a coluna vertebral), o sistema músculo-esquelético e o sistema nervoso. O tratamento oferecido pela profissão consiste na não utilização de medicamentos ou cirurgia para a correção do problema. Em seu lugar, utilizam as mãos e alguns aparelhos nos casos mais complicados e especiais. Mas apesar da utilização das mãos, a técnica não envolve massagem.

O tratamento com quiropraxia pode combater

  • Dor nas costas
  • Dor no pescoço
  • Dor de cabeça
  • Complicações articulares (no ombro, cotovelo, joelho, tornozelo e punho)
  • Complicações musculares
  • Hérnias de disco
  • Problemas de postura
  • Dificuldades e restrições nos movimentos

História

Surgiu nos Estados Unidos no ano de 1895. Foi desenvolvida por Daniel David Palmer e seu nome é de origem grega e significa “atividade realizada com as mãos”. Os primeiros relatos da profissão aqui no Brasil são do ano de 1922, praticado pelo quiropata norte americano Willian F. Fipps. 30 anos depois foi a vez do instrutor de voo da Força Aérea Brasileira, Henry Wilson Young, começar a divulgar os tratamentos da quiropraxia entre a população. Ele aprendeu as técnicas com seu irmão, Dr. Harol Young. A partir daí a ciência foi chamando a atenção de mais pessoas que se interessaram em aprender as técnicas e depois saíram pelas cidades de Belém e Vianópolis fazendo missões e tratando as pessoas com suas técnicas recém aprendidas sem cobrar nada.

Em 6 de novembro de 1992 foi criada a Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ) para representar a ciência em território nacional e internacional, além de começar a lutar pela legalização da profissão no nosso país. A ABQ já foi inclusive reconhecida pela Organização Mundial de Saúde.

Apenas no ano de 2000 foi que abriram aqui no Brasil cursos de graduação em quiropraxia, que além de ser o primeiro no Brasil, foi também o primeiro da América Latina. O curso era realizado no Centro Universitário Feevale, no Rio Grande do Sul. Hoje também pode ser encontrado na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.