lipoaspiração

O que é afinal uma cirurgia de lipoaspiração?

A lipoaspiração tende a melhorar a forma e eliminar certas gorduras localizadas que são difíceis de serem corrigidas somente com exercício físico e dieta. Ela não serve para perda de peso.

A lipoaspiração é indicada quando a pessoa está próxima de seu peso ideal

Porque muita gente relaciona lipoaspiração com lipoescultura?

A lipoescultura foi um avanço da lipoaspiração que diminuiu o tamanho das cânulas que aspiram a gordura, minimizando o trauma e as irregularidades. Permite uma recuperação mais suave. “Além disso, a gordura é aspirada para uma seringa e pode ser injetada em áreas aonde se deseja um aumento de volume sem a utilização de silicone ou outras substâncias artificiais como, por exemplo, na região glútea, rugas etc”, define Marcelo Vaccari.

Como escolher o médico certo para fazer minha operação?

O método mais indicado na escolha de um médico é através da indicação. Se você conhece algum médio, mesmo que ele seja de outra área, peça a ele que lhe indique algum cirurgião plástico, decerto ele lhe dará boas informações.

Além disto, é essencial que o médico que irá fazer sua cirurgia seja devidamente formado, especializado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Quais os cuidados principais do pré-operatório de uma lipoaspiração?

“Pelo menos 40 dias antes da cirurgia, não fazer uso excessivo de álcool ou drogas – inclusive o tabaco, alimentação adequada e estar com a saúde em dia, ou seja, não apresentar casos de anemia e infecções. Nos casos de diabéticos e hipertensos, é necessário que estes quadros estejam controlados.” – Marcelo Vaccari, Cirurgião Plástico.

Cuidados e dicas sobre o pós-operatório:

  • Normalmente haverão edemas (inchaços) e equimoses (manchas roxas) após a cirurgia. Estes edemas e equimoses diminuem consideravelmentem num período de 21 dias. Nos três meses posteriores ocorre o endurecimento da área operada, decorrente da cicatrização interna.
  • Indica-se o uso de cinta elástica, que deve ser feita por dois meses. Também é interessante fazer drenagens linfáticas e ultrassom sete dias após a operação, isto ajudará na recuperação.
  • Evite a exposição solar nos primeiros meses.

Qual o preço/valor/custo para se fazer uma lipoaspiração?

Existem vários tipos de lipo, cada um direcionado a área onde será feita a cirurgia.

O custo pode variar de R$ 2.500,00 a R$ 12.000,00, dependendo do tipo de lipo e da clínica escolhida. (Veja aqui mais informações sobre os preços de lipoaspiração)

Outras informações importantes

  • A cirurgia pode durar de 1 a 5 horas, dependendo da extensão da área lipoaspirada e da quantidade de gordura a ser retirada.
  • O paciente ficará internado de 12 a 24h após a cirurgia.
  • Em relação a dor no pós-operatório, ela varia de paciente para paciente. Normalmente sente-se um desconforto pelo inchaço e dor quando a área operada é pressionada. Estas dores são facilmente tratadas com analgésicos que sue médico receitará.
  • O tipo de anestesia usada dependerá do local onde as gordura será retirada. Podendo ser usada a local com sedativo, a peridural e geral.