Quanto custa fazer uma cirurgia otoplastia (plástica das orelhas)?

Orelha feminina

A otoplastia é uma cirurgia que visa à correção da forma da orelha externa. Muitas pessoas nascem com deformidades na orelha, formas bem mais abertas que o normal e com uma leve circulação pontiaguda, o que muitos chamam de ‘orelha de abano’. O método ainda pode ser utilizado para corrigir lesões acidentais e deformidades no lóbulo, causadas por brincos ou pelo envelhecimento.

A partir de que idade pode ser realizada a otoplastia?

O desenvolvimento das orelhas ocorre ainda nos primeiros anos de vida da criança. De acordo com estudos, até os seis anos de idade, a criança já está com o desenvolvimento de suas orelhas concluído. Sendo assim, a partir desta idade a criança já pode ser submetida ao procedimento cirúrgico.

A cirurgia também é realizada em adolescentes e adultos, porém quanto mais cedo ela for realizada melhor. Isso porque quanto mais avançada estiver a cartilagem da orelha, mais difícil ela fica de ser reparada.

O procedimento cirúrgico

  • Ilustração da otoplastia

    O corte para correção é realizado por trás da orelha.

    Cirurgia: o paciente pode optar por anestesia local com ou sem sedação e geral, já o procedimento é realizado através de um corte interno na parte de trás da orelha. Assim, a pele se descola da cartilagem, passa por um rápido tratamento e é novamente fixada com pontos, em sua nova posição.

  • Internação: Não havendo complicações, o paciente recebe alta no mesmo dia em que foi realizado o procedimento, sem a necessidade de repouso hospitalar.
  • Riscos: a otoplastia não possui sérios riscos ao paciente. Porém, como em toda cirurgia pode acontecer complicações, na otoplastia, os riscos visíveis são infecções e hematomas pós-operatórios; alterações causadas pela anestesia; rompimento da sutura e cicatriz hipertrófica.
  • Após a cirurgia: realizado o procedimento, o paciente deverá evitar qualquer agressão a orelha; não dormir sobre a mesma por até três ou quatro semanas e utilizar curativo que imobilize a orelha junto a cabeça por até dois meses.

Especialidade médica e o custo da otoplastia

Por se tratar de uma cirurgia realizada na região auditiva do corpo humano. A execução é realizada por um profissional especializado em otorrinolaringologia. O preço médio desse tipo de procedimento cirúrgico chega a custar em média de R$ 3 mil a R$ 6 mil. A cirurgia também é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).