Quando são os períodos de baixa e alta temporadas para viagens

Os períodos de baixa e alta temporadas para viagens e hospedagens variam de acordo com o destino escolhido. No Brasil, as altas temporadas correspondem às férias escolares, que acontecem duas vezes ao ano: uma em janeiro e outra em julho.

Porém, outros períodos do ano também são disputadíssimos por viajantes, como o mês de dezembro, por conta das festas de final de ano, e o mês de fevereiro, quando acontece o Carnaval. Em geral, esses quatro meses são considerados de alta temporada nas terras tupiniquins.

Altas e baixas temporadas pelo mundo

Quando são os períodos de baixa e alta temporadas para viagens

Foto: depositphotos

Europa e América do Norte

Já na parte mais ao norte do planeta, as épocas de alta e baixa temporada se baseiam muito mais pelo clima. Países tropicais, como o Brasil, não sofrem tanto com intempéries climáticas, mas regiões da Europa e da América do Norte costumam ter alta temporada durante o verão e baixa, durante o inverno.

O verão nessas localidades se dá no meio do ano e o inverno no final dele. Por isso, é mais fácil encontrar tarifas de passagens aéreas e diárias de hotéis mais baratas nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

Já nos meses de junho, julho e agosto, as cidades mais quentes do Velho Continente e da América do Norte ficam lotadas, elevando assim os preços para os turistas.

Algumas exceções ficam por conta das cidades invernais. Aquelas que fazem das atividades com a neve um grande atrativo. Nesses locais, mesmo sob temperaturas mais frias, os preços continuam elevados.

Ásia

No continente asiático, o período de alta temporada varia de acordo com cada região que você quer visitar. Por conta das temidas moções asiáticas (quando chove muito), os preços das hospedagens e passagens oscilam bastante e sobem à medida que o tempo vai ficando mais firme.

Se você quer ir à Tailândia, Vietnã ou Filipinas vai pagar mais caro na alta temporada, que acontece de dezembro a abril. Já se seu destino é Bali, Malásia e Cingapura, os meses de junho a setembro são considerados os mais disputados.

Oceania

A Oceania é um dos continentes mais cobiçados pela maioria dos viajantes. Isso porque ele é cheio de mistérios e paisagens deslumbrantes. A alta temporada ao sul da Austrália, por exemplo, ocorre entre os meses de setembro ou março, já o lado norte, é melhor conhecê-lo entre maio e outubro.

Vale lembrar que, independentemente de viajar em alta ou baixa temporada, o planejamento antecipado faz toda a diferença. Por meio dele, é possível encontrar bons preços até mesmo nos meses mais disputados. Por isso, procure comprar passagens aéreas e reservar hotéis com, no mínimo, três meses de antecedência.