,

Quando montar a árvore de Natal

Saiba o que diz a tradição cristã a respeito disso e veja também dicas de como cuidar dessa decoração

Você sabia que existe um dia específico de quando montar a árvore de Natal? É verdade! A data é uma tradição católica, por isso, nem todos a seguem à risca.

O fato é que a maioria dos brasileiros já começa o mês de dezembro montando uma árvore de Natal. O costume diz que desde o final de novembro já é para começarem os preparativos.

Descubra quando é data de montar a árvore de Natal

Data de quando montar a árvore de Natal é essencial para decorar a casa no tempo certo

Muita gente se pergunta quando é o dia certo de montar a árvore de Natal (Foto: depositphotos)

O fato é que é uma delícia montar árvore de Natal e as pessoas ficam muito ansiosas para que a época chegue logo.

Porém, a tradição católica romana afirma que uma árvore de natal deve ser montada no primeiro domingo do advento. Esse dia sempre varia de ano para ano, por isso não existe uma data específica.

Mas fazer a conta é fácil. Para saber qual é o primeiro domingo do advento é só contar quatro domingos antes do dia de Natal, o 25 de dezembro. O que geralmente cai no primeiro domingo do mês natalino.

Veja também: Sonhar com árvore de Natal

E quando desmontar a árvore de Natal?

Todavia, diferentemente do dia da montagem que, para os católicos acontece no primeiro domingo do advento, e para os demais em qualquer dia a partir do final de novembro, o dia de desmontar a árvore é uma regra para todos, independentemente da religião.

É no dia 6 de janeiro, durante a celebração dos Reis Magos, que as pessoas costumam dar adeus à árvore de Natal.

Esse dia encerra oficialmente os festejos de Natal que é o dia em que a tradição explica que os Reis Magos visitaram o menino Jesus.

Veja também: 8 mensagens para cartão de Natal e Ano Novo

Como conservar a árvore de natal

A árvore de Natal fica guardada cerca de 11 meses do ano. Isso é bem significativo para a sua manutenção e durabilidade. É muito importante que você saiba conservar e guardá-la bem para evitar prejuízos.

A primeira coisa que você tem que fazer é comprar saquinhos plásticos pequenos para colocar os acessórios da árvore, como bolas, estrelas e outros tipos de enfeites natalinos.

Junte os materiais da mesma cor e coloque nas sacolas que fecham com zíper. Antes disso, limpe-as bem para retirar a poeira acumulada durante o mês de dezembro.

Tenha atenção especial às bolas com glitter, elas podem acabar sujando as demais peças da árvore. Armazene-as sempre em grupo, mas longe dos demais acessórios.

Os objetos de materiais mais frágeis, como anjinhos de louça ou de barro, devem ser enrolados com papel e colocados em pequenas caixas protetoras. Uma ótima ideia é utilizar caixas de ovos.

Veja também: Imagens de presépios natalinos

O pisca-pisca também é um item complicado de armazenar. As lâmpadas podem quebrar e o fio costuma enrolar inteiro. Para evitar, pegue um pedaço largo de papelão e enrole-o com bastante cuidado.

Já as peças da árvore de Natal, como galhos e partes superiores, devem ser desencachadas e enroladas com papel filme para proteger a cor verde.

Por fim, coloque todas em peças em uma caixa grande de plástico que vede bem e mantenha-a longe da umidade.

Se você tiver ainda alguns objetos de pano, como bonecos de Papai Noel e outros, é importante lavá-los depois de tirar da árvore de Natal e antes de os guardar.

Essa é uma forma de não amarelar as partes brancas e aumentar a vida útil do enfeite por muitos natais.

Veja também: Origem e curiosidades sobre o Natal