,

Saiba qual o melhor ar-condicionado para comprar

Em um país de clima tropical como o Brasil não dá para ficar no calor muito tempo, sobretudo no verão. Porém, antes de comprar um ar-condicionado é preciso pesquisar pelo melhor do mercado, isso porque economizar energia, tanto para “folgar” o bolso como para poupar a natureza, é algo indispensável.

Por isso, o aparelho de ar-condicionado que é econômico e eficiente, que esfria e gasta pouca energia é o que você deve optar em levar para casa. Logo, é o melhor ar-condicionado do mercado.

Há muitas variáveis que podem definir se um aparelhos ar-condicionado é ou não o melhor

Inverter é o tipo de aparelho condicionador de ar mais indicado para as casas dos brasileiros (Foto: depositphotos)

Conheça agora qual o melhor ar-condicionado para comprar

O ar-condicionado Inverter

Esse é, sem dúvida, o tipo de aparelho condicionador de ar mais indicado para as casas dos brasileiros.

O nome vem de um tipo de tecnologia que utiliza o compressor diferente dos modelos mais antigos. Os demais desligam o compressor quando o ambiente atinge a temperatura desejada, porém o inverter continua trabalhando lentamente para manter a temperatura.

Porém, se ele trabalha mais como economiza energia? O segredo está justamente aí. Os aparelhos que não são inverter, desligam-se e ligam-se constantemente o que gera picos de energia. Somente o fato de não seguir essa regra faz com que o ar-condicionado inverter economize até 30% de energia.

Saiba maisAr-condicionado: como saber quantos BTUs preciso? Como fazer cálculo

Utilize o ar-condicionado com função Sleep

Esse não é bem um tipo de ar-condicionado, como é o inverter. Essa é mais uma função que pode ser utilizada em muitos aparelhos comuns. É a função sleep, que como o próprio nome já diz, atua durante o sono.

A ideia é que o corpo humano diminui a temperatura automaticamente depois de algumas horas de sono. Por isso, o ar-condicionado não precisa gelar tanto. Na função sleep, o aparelho vai aos poucos aumentando a temperatura e deixando o ambiente de acordo com a temperatura do corpo, sem resfriar muito para economizar energia, mas sem desligar por completo.

É uma forma inteligente de economizar energia, sem precisar trocar o ar-condicionado por um mais moderno, como o inverter, por exemplo.

Saiba maisDiferença entre ar-condicionado de janela e split (qual modelo comprar?)

Só compre ar-condicionado com o selo da Procel

A medida que as letras vão avançando no procel, é sinal que o aparelho gasta mais energia

Ar-condicionado classificado como A, quer dizer que ele é eficiente na economia de energia (Imagem: Reprodução/Companhia de Eletricidade do Amapá)

Os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos no Brasil recebem um selo, chamado Procel. Na prática, essa certificação indica se o aparelho gasta mais ou menos energia.

O Procel é fornecido somente pelo Inmetro, junto à Petrobrás e Eletrobrás. Ele varia de A a D. Quando o ar-condicionado é classificado como A, isso quer dizer que ele é eficiente na economia de energia. Ou seja, pode-se entender como o melhor ar-condicionado. A medida que as letras vão avançando: B, C ou D, é sinal que o aparelho gasta mais energia e vai pesar no seu bolso.

Em tempo: os aparelhos com o selo A também costumam ser mais caros que os demais. Porém, lembre-se que o que você pode economizar na hora da compra pode sair muito mais caro no mês a mês das contas de energia.

Levando em consideração todas essas orientações, agora você já sabe identificar qual o melhor ar-condicionado do mercado e certamente não irá errar na hora da compra desse produto para a sua casa.