Qual celular comprar? Dicas de escolha do melhor aparelho

Celulares

Há alguns anos, escolher um celular não era uma tarefa que exigia muita pesquisa ou conhecimento, já que haviam pouquíssimos modelos disponíveis no mercado, e todos possuíam praticamente as mesmas funções, diferenciando-se apenas em categorias como: “com câmera” ou “sem câmera” e afins.

Atualmente, a coisa mudou bastante. Com o lançamento dos smartphones, que são praticamente um computador de bolso, onde é possível enviar e-mails, acessar a internet de forma rápida, e até tirar fotos em alta resolução, os celulares comuns foram colocados de lado. Diferentemente de cerca de 6 anos atrás, hoje, temos disponíveis uma infinidade de aparelhos móveis, cada um melhor do que o outro, tanto em design como em funções.

Na hora de comprar um celular, devem ser analisados os seguintes pontos

  • Necessidades do usuário;
  • Operadora mais viável;
  • Qualidade de ligação e do teclado;
  • Necessidade de uma câmera de alta resolução;
  • Preço

Confira agora dicas essenciais para comprar o aparelho ideal, para suas necessidades e seu bolso!

Como escolher o aparelho ideal?

A primeira coisa a fazer, é analisar o custo/benefício do aparelho que você deseja adquirir. Para fazer isso, procure saber todas as funções e recursos que ele possui, assim como as vantagens e desvantagens também. Por exemplo, se o aparelho tem um preço elevado por conta de um GPS integrado de última geração, mas você não possui carro e muito menos viaja com frequência, provavelmente esse modelo não é o ideal para você.

Para te ajudar com escolhas desse tipo, preparamos alguns tópicos relevantes e que devem ser levados em consideração na hora de comprar um celular ou smartphone. Confira:

Operadora

O primeiro passo é saber qual a operadora mais viável para você, pois não adianta ter um celular top de linha e ele ser bloqueado para uma determinada operadora que não possui nenhuma vantagem viável para você (se bem que atualmente, é obrigatório o desbloqueio grátis dos celulares que aceitam apenam a operadora nativa).

Se você já possui uma operadora da qual é cliente, e gosta das promoções e recursos que ela oferece, então procure comprar um celular que aceite os requisitos dela, como frequência de sinal e tipo de serviço (GSM ou EDGE).

Prioridades

Analise bem as suas prioridades. Como dito anteriormente, não é viável financeiramente comprar um celular caro, cujas funções você nunca irá usar. Por conta disso, estude com cuidado o que realmente você precisa em um aparelho. Se for só realizar ligações e mandar SMS, procure comprar um aparelho simples, porém, com um design arrojado. Atualmente estão disponíveis vários que se encaixam nesses requisitos, com preços ótimos.

Qualidade de chamada

Antes de fechar a compra, faça um teste de chamada antes. Alguns celulares não possuem uma boa qualidade de som e microfone, fazendo com que a ligação não fique muito boa, prejudicando o diálogo.

Teclado

O teclado também é um ponto importantíssimo a ser avaliado. Alguns são bem ruins e não respondem facilmente ao primeiro toque, dificultando a digitação de textos. Prefira os aparelhos que possuem teclados com configuração QWERTY (aqueles que assemelham-se às teclas de um PC).

Câmera

Atualmente as câmeras de celulares estão cada vez mais potentes. O iPhone da Apple, por exemplo, a cada versão, aprimora sua câmera, deixando-a com qualidiPhone 4ade cada vez mais semelhante a uma câmera digital.

Nessa hora, você também deve analisar o custo/benefício. Se você raramente usa esse recurso no celular, não é necessário comprar um modelo que possui alta definição de imagem, pois custam bem mais caro que os tradicionais, além de serem bem mais sensíveis.

Já se você é fã de tecnologia e adora fotografar, uma ótima dica é um iPhone 4s ou um Samsung Galaxy SII.

Internet

Esse é provavelmente o recurso mais usado nos celulares atuais. As pessoas querem cada vez mais ficar conectadas 24 horas por dia, para não perderem nenhuma atualização em seus e-mails, ou redes sociais, como Facebook e Twitter.

Se você necessita de internet em tempo integral, ou até mesmo casualmente, opte pelos aparelhos que possuem conexão Wi-Fi e 3G. Dessa forma, você poderá conectar-se tanto pela sua operadora (sujeito à cobrança de taxas adicionais), tanto gratuitamente através de redes Wi-Fi de shoppings, faculdades e até de algumas cidades que já disponibilizam o sinal aberto.

Preço

Esse é um dos itens mais importantes da lista. Se você achou o celular que sempre desejou em alguma loja, antes de comprar, faça uma pesquisa e com certeza você vai se surpreender como em alguns outros locais ele custa mais barato.

Em lojas exclusivas de operadoras, por exemplo, os preços são bem maiores quando comparados à lojas como Americanas e Walmart, que comercializam os aparelhos desbloqueados de fábrica.

Resumindo, analise suas necessidades, o custo/benefício e faça uma pesquisa de preços. Feito isso, você estará com o celular ideal.