Qual a diferença entre financiamento CDC e Leasing?

financiamento

Na hora de comprar um carro ou moto quase sempre optamos por financiar parte do valor do veículo. Isto porque atualmente a oferta de crédito está muito grande, com facilidades de pequenas entradas e possibilidade de parcelar em até 8 anos.

Existem duas opções de financiamento para pessoas físicas: o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) e o Leasing (Arrendamento Mercantil).

Muita gente tem optado pelo Leasing, pois os valores das parcelas são menores, já que não se cobra IOF sobre a operação e a taxa de juros desta modalidade é sempre menor que o CDC.

Agora, existe o lado ruim da “maçã”. No Leasing a transferência do financiamento, caso se deseje vender o carro antes de quitá-lo, é muito burocrática, pois o carro está no nome do banco que emprestou o dinheiro. Também existe o fato de não haver descontos quando se paga parcelas adiantadas, somente se você for quitar o veículo inteiro.

Outras particularidades são: o prazo mínimo de financiamento é de 24 meses; pode incidir sobre o valor do carro a cobrança de ISS; e o bem fica no nome do banco, sendo o cliente um arrendador durante o financiamento.

O CDC creio que você já conheça, mesmo assim veja quais são suas principais características:

– Ocorre Cobrança de IOF, o que encarece as parcelas
– Documentação do carro fica em nome do comprador, alienado à instituição financeira
– O comprador define o número de parcelas (pode financiar em até oito anos)
– É bem mais fácil  revender (transferir) um bem ainda financiado
– A maior vantagem: Desconto na antecipação das parcelas!

Fontes de informações:

http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/leasing.asp

http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?id=796687

http://www.dinheirologia.com/2010/01/diferencas-entre-leasing-e-cdc.html