O que é a menopausa?

A menopausa é um estágio da vida da mulher onde os ovários param de funcionar, ou seja: param de produzir estrogênio e progesterona. Isto marca a passagem da fase fértil da mulher para a não fértil.

Não existe idade predeterminada para a menopausa. Geralmente ocorre entre os 45 e os 55 anos, no entanto pode ocorrer a partir dos 40 anos sem que isto seja um problema.

Quais os sintomas da menopausa?

Um dos principais sintomas da menopausa é o fato da mulher parar de menstruar.

Outros sintomas:

  • Fogachos ou ondas de calor, que causam uma vermelhidão súbita sobre a face e o tronco, acompanhados por uma sensação intensa de calor no corpo e por transpiração.
  • Alterações urogenitais causadas pela falta de estrogêneo. O que deixa a pele da vagina mais sensivel, a ponto de sangrar.
  • Alterações do humor, sintomas emocionais, tais como ansiedade, depressão, fadiga, irritabilidade, perda de memória e insônia devido às alterações hormonais que afetam a química cerebral.
  • Modificação da sexualidade com diminuição do desejo sexual (libido), que pode estar alterado por vários motivos, entre eles, a menor lubrificação vaginal.
  • Aumento do risco cardiovascular pela diminuição dos níveis de estrogênio.
  • O estrogênio protege o coração e os vasos sanguíneos contra problemas, evitando a formação de trombos que obstruem os vasos e mantendo os níveis do bom colesterol.
  • Osteoporose, que é a diminuição da quantidade de massa óssea, tornando os ossos frágeis e mais propensos às fraturas, principalmente no nível da coluna vertebral, fêmur, quadril e punho. Embora algumas mulheres possam não apresentar nenhum sintoma, alguma manifestação silenciosa da deficiência hormonal pode estar ocorrendo, como a perda de massa óssea que pode levar a osteoporose.É nos cinco primeiros anos após a menopausa que ocorre uma perda óssea mais rápida.