Profissão de nutricionista (curso de nutrição e salário médio)

Nutricionistas

O nutricionista é um profissional que atua na área da saúde capacitado a atual na segurança alimentar e na atenção dietética. Ele estuda as necessidades nutricionais de pessoas para a promoção, manutenção e recuperação da saúde por meio dos alimentos. Esse profissional deve interpretar e compreender fatores biológicos, sociais, culturais e políticos para criar soluções que possam garantir uma melhor qualidade de vida para os indivíduos em todos os ciclos da vida. O diploma expedido por escolas de graduação em Nutrição, oficiais ou reconhecidas, é exigido para que seja exercida a profissão. É necessário que a documentação desse profissional seja regularmente inscrita no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) de sua respectiva jurisdição.

A profissão de nutricionista foi criada pela Lei nº 5.276, em 24 de abril de 1967. Mas foi em 17 de setembro de 1991, que a Lei nº 8.234, regulamentou a profissão de nutricionistas, e definiu as atividades privativas desta profissional. Elas são:

  1. Direção, coordenação e supervisão de cursos de graduação em nutrição;
  2. Planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação de serviços de alimentação e nutrição;
  3. Planejamento, coordenação, supervisão e avaliação de estudos dietéticos;
  4. Ensino das matérias profissionais dos cursos de graduação em nutrição;
  5. Ensino das disciplinas de nutrição e alimentação nos cursos de graduação da área de saúde e outras afins;
  6. Auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética;
  7. Assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas e privadas e em consultório de nutrição e dietética;
  8. Assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e em nível de consultórios de nutrição e dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas para enfermos.

O curso de Nutrição

Com duração de 4 anos, o curso de Nutrição é mais procurado pelas mulheres, mas também há espaço para uma procura significativa de homens. É imprescindível que o profissional dessa área seja persistente e observador. O nutricionista estuda as áreas da Ciência da Nutrição e Alimentação para que possa orientar, intervir e modificar a dieta de seus pacientes. Eles têm objetivo de promover a saúde, fazer uma reeducação alimentar e auxiliar nas dietas de perda de peso. As cadeiras do curso aplicam várias aulas práticas e teóricas sobre a ciência dos alimentos e a sua interação no organismo. De forma geral, engloba um conjunto de conhecimentos ligados às ciências biológicas, além das ciências comportamentais humanas.

Grade Básica do Curso de Nutrição:

  • Psicologia
  • Pedagogia Aplicada à Nutrição
  • Dietoterapia
  • Bioquímica
  • Fisiopatologia da Nutrição
  • Microbiologia
  • Estatística
  • Fisiologia
  • Anatomia
  • Dietética

Mais informações

Salário Médio: varia entre R$ 1.600,00 à 3.000,00
– No dia 27 de junho é comemorado o Dia do Técnico em Nutrição e Dietética