Profissão de fisioterapeuta (curso de fisioterapia e salário base)

fisioterapia

Informações básicas sobre o curso:

Curso: Fisioterapia

Habilitação: Fisioterapeuta

Duração: 4 anos

Salário médio de um fisioterapeuta: entre R$800 e R$ 2.000

Descrição da profissão:

A função principal do fisioterapeuta é prevenir, diagnosticar e tratar  disfunções do organismo causadas por malformação genética, acidentes, vício de postura ou distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios.

Em hospitais eles atuam contra o sedentarismo, evitanto assim que pessoas internadas permaneçam muito tempo sem praticar nenhum tipo de exercício físico.

Fora os tratamentos de manipulação e ginástica, utilizados para restaurar e desenvolver a capacidade física e funcional do paciente, usa-se técnicas á base de água, calor e frio.

Idosos, gestantes, crianças e pessoas com problemas físicos ou mentais são atendidos por fisioterapeutas.

Esse profissional atua não apenas em hospitais e clínicas de ortopedia e fisioterapia, como também em clubes esportivos e centros de reabilitação. Em empresas, previne acidentes de trabalho e promove a correção de postura dos funcionários. Em escolas, corrige e orienta a postura de crianças, jovens e adultos.

Características de um bom fisioterapeuta:

Exercer a profissão de Fisioterapeuta exige paciência, sensibilidade tátil, habilidade manual, gosto por leituras para se manter constantemente atualizado e determinação para ajudar no tratamento dos pacientes.

Especializações:

Hidroterapia, Termoterapia, Crioterapia, Eletroterapia, Cinesioterapia, Mecanoterapia, Massoterapia.

Campos de atuação:

Hospitais, Clubes esportivos, Instituições de Reabilitação e Clínicas particulares.