Problemas causados pelo Colesterol Alto

Péssima alimentação

O Colesterol é um tipo de gordura encontrada no nosso organismo, que é extremamente necessária para um bom funcionamento do nosso corpo, já que uma de suas principais funções é a ajuda na reparação e criação de novas células, além de produzir hormônios essenciais como o estrogênio (feminino) e a testosterona (masculino). O colesterol é encontrado em maior quantidade no cérebro. Já é o fígado quem produz uma quantidade de colesterol suficiente para satisfazer as funções do nosso organismo. Porém, em grandes quantidades, o colesterol pode causar sérios problemas de saúde.

O colesterol aumenta com a ingestão de alimentos de fontes animais, como carne, fígado, rins, ovos e lácteos, não estando presente em frutas, verduras e vegetais. O colesterol alto não apresenta sintomas, fazendo com que muitas pessoas não saibam que estão com níveis elevados. O colesterol é transportado no organismo por lipoproteínas, que são partículas formadas por uma camada exterior de proteína e uma interior de colesterol. Essas partículas podem ser dividas em dois tipos:

  • LDL (Lipoproteína de baixa densidade): é chamado de colesterol ruim, que se acumula nas artérias e causam doenças cardíacas.
  • HDL (Lipoproteína de alta densidade): é chamado de colesterol bom, onde altos níveis podem ser considerados bons para o organismo.

Quando há excesso de LDL no sangue, podem ocorrer diversos problemas de saúde, como:

  • Acúmulo de LDL nas artérias, que ocasiona o estreitamento da passagem de sangue, ocasionando a arteriosclerose;
  • Doença coronariana;
  • Ataque cardíaco;
  • Angina (dores no peito).

O diagnóstico de colesterol alto é feito através de um exame de sangue, onde se pode detectar os níveis de HDL, LDL, triglicerídeos, entre outros tipos de gordura no sangue.

Os tratamentos incluem uma mudança de hábitos, principalmente alimentares, procurando excluir os alimentos ricos em colesterol citados anteriormente. Juntamente com a mudança de hábitos, dependendo do caso, são usados  medicamentos que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue.

Fontes de Informações

copacabanarunners.net

nutricaoemfoco.com

teucorpo.com.br