Pré-História – características do Período Neolítico

Periodo Neolitico

O Período Neolítico, também chamado de Nova Idade da Pedra, ou Idade da Pedra Polida, marca o fim da Pré-História.

Começou  em 6 mil a.C..

Assim como os outros período ele foi marcado por fortes mudanças no clima (aquecimento da crosta terrestre o que favorece a formação de grandes rios, florestas e desertos), o que melhorou a vida dos homens e animais. Uma das mudanças foi que pelo fato da erradicação de muitas geleiras, diversos tipos de animais portentosos sumiram.

Outra característica desta era foi o desenvolvimento da sociedade, com surgimento de líderes para as tribos (eles eram escolhidos por serem mais velhos, mais sábios ou mais fortes).

Neste período surgiu o comércio mais avançado (historiadores afirmam que o comércio existe desde o Período Paleolítico) onde trocava-se objetos (como peças artesanais, armas e comida) por grãos, que representavam a moeda de hoje em dia.

O homem desenvolveu ainda mais a agricultura (preferiu morar perto de rios, o que facilitava a irrigação das plantes) e a criação de animais, com o gado, porco e cabras.

Surgiram atividades de lazer entre os homens, que faziam peças de cerâmica e brincavam com jogos.

Outra evolução ocorreu com a moradia, que se assemelham a pequenos cubículos feitos de madeira e palha.

Houveram mudanças nas vestimentas. Antigamente, por causa do frio, o homem neolítico se vestia com pele de animais, agora utiliza-se lã, algodão e linho para se fazer roupas mais confortáveis.

O Neolítico, pelo fato de ter sido o último período pré-histórico, terminou com o surgimento da escrita. A transição do Neolítico para a Idade dos Metais (Idade do Bronze e Idade do Ferro) caracterizou a transição da Pré-História para a História.