Praia do Futuro – fotos e detalhes das barracas

Localizada a 25 km de Fortaleza – capital do Ceará – a Praia do Futuro é a preferida dos banhistas, pois além de suas inúmeras barracas de entretenimento possui também as águas mais limpas e menos poluídas do estado. O mar de um azul invejável, as areias fofas e claras e algumas dunas completam o esplêndido cenário da praia.
Infelizmente as redondezas da Praia do Futuro não são tão belas quanto a beira mar. A vizinhança é toda formada por prédios abandonados, hotéis falidos e favelas. A região não tem muita assistência da prefeitura para serviços públicos e por isso é bastante suja e deteriorada. Mas nada disso afeta a região da praia, que continua linda e bem frequentada apesar desses problemas tão próximos.

As barracas da praia do futuro

Suas barracas de praia têm diversas estruturas diferentes, mas são feitas normalmente com palhas de carnaúba e formam um grande corredor que ocupa quase toda a orla da praia. Essas barracas oferecem deliciosas comidas tradicionais – a caranguejada como prato principal e mais pedido –, duchas com água doce, cadeiras de praia e apresentações de entretenimento como shows de humor e de forró. Segue uma lista das barracas mais conhecidas e frequentadas:

  • Chico do caranguejo, melhor barraca para os apreciadores deste crustáceo;
  • Vira Verão, onde toda a turma jovem e os esportistas se reúnem;
  • Itapariká, a barraca mais estruturada para a diversão das crianças;
  • Cabumba, melhor point GLS da praia;
  • Crocobeach, que possui o bufê mais concorrido e desejado da região.

As noites de quinta-feira são altamente movimentadas, pois é o dia que normalmente tem esses shows de humor e forró e as famosas e tradicionais caranguejadas. É comum ver muitas pessoas nativas e também turistas se divertindo nas barracas toda quinta-feira à noite.

Cuidado!

Ela é considerada a praia mais perigosa do Ceará! Suas ondas fortes são altamente violentas quando a maré está alta, e requer o maior cuidado possível com a segurança. Por isso a maioria das barracas de praia tem seu próprio salva-vidas, para impedir que tragédias aconteçam.

Mas quando a maré está baixa, formam-se belíssimas piscinas naturais na praia, perfeita para as crianças brincarem tranquilamente e sem correr perigo algum.
Buggies e outros veículos são proibidos de circularem pelas areias da praia, o que é mais um ponto a favor da segurança do local, ao menos neste aspecto.

Fotos da praia do futuro

Barracas tradicionais feitas com folhas de carnaúba

As barracas tradicionais feitas com folhas de carnaúba

 

Praia do Futuro à noite

A praia do futuro durante a noite, toda iluminada para o grande movimento da quinta-feira

 

Maré alta

As ondas fortes chegam a ser perigosas quando a maré está muito alta

 

Paisagem natural

Apresenta uma bela paisagem natural

 

Foto da Praia do Futuro

É um lugar muito agradável para quem quer apenas descansar na sombra e brisa fresca

 

Praia do futuro

As barracas de praia são muito numerosas

 

Barraca com piscina

Algumas barracas apresentam até piscinas

 

Barracas da Praia

As barracas são muito organizadas, distribuídas sempre em linha reta

 

Banhistas

É a preferida dos banhistas por ser a praia mais limpa e com menos poluição de todo o Ceará