Pneumonia – Quais os sintomas e os tratamentos

pneumonia


O que é Pneumonia?

É uma infecção ou inflamação dos pulmões causada por bactérias, parasitas, fungos ou vírus.

Tal doença se desenvolve normalmente quando há uma falha no mecanismo de defesa do organismo.

Pode-se adquirir Pneumonia através da inalação de algum microorganismo, da ingestão ou através da infecção via corrente sanguínea.

Quais os principais sintomas da Pneumonia?

  • A pneumonia bacteriana inicia-se sumáriamente como: Febre, calafrios, dor no tórax e tosse com catarro amarelado ou esverdeado que possivelmente terá um pouco de sangue.
  • A respiração pode ficar mais curta e dolorosa, a pessoa pode ter falta de ar e em torno dos lábios a coloração da pele pode ficar azulada, nos casos mais graves.
  • Em idosos, confusão mental pode ser um sintoma freqüente, além da piora do estado geral (fraqueza, perda do apetite e desânimo, por exemplo). Nas crianças, os sintomas podem ser vagos (diminuição do apetite, choro, febre).
  • Outra alteração que pode ocorrer é o surgimento de lesões de herpes nos lábios, por estar o sistema imune debilitado.
  • Em alguns casos, pode ocorrer dor abdominal, vômitos, náuseas e sintomas do trato respiratório superior como dor de garganta, espirros, coriza e dor de cabeça.

Qual o tratamento contra Pneumonia?

A Pneumonia Bacteriana deve ser tratada com atibióticos. Nos casos graves até internação na UTI pode ser necessário.

Além das medicações, podemos utilizar a fisioterapia respiratória como auxiliar no tratamento. Os fisioterapeutas podem utilizar exercícios respiratórios, vibradores no tórax e tapotagem (percussão do tórax com os punhos) com o intuito de retirar as secreções que estão dentro dos pulmões, agilizando o processo de cura dos pacientes.

Na maioria dos casos de pneumonias virais o tratamento é só de suporte. Visa melhorar as condições do organismo para que este combata a infecção.

Nos casos de pneumonia por parasitas ou fungos, antimicrobianos específicos são utilizados.

ATENÇÃO:

Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site Blogodorium.net, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.