,

Perdi meu passaporte, e agora? Saiba o que fazer

O passaporte é um documento importantíssimo de viagem. Ele é obrigatório para que você saia de um país e entre em outro, exceto do Brasil para países da América do Sul, por conta de um acordo bilateral. Por conta disso é fundamental que você saiba o que fazer caso perca o seu documento.

Para a Polícia Federal o procedimento para o roubo é o mesmo para as pessoas que não sabem onde está o passaporte. Portanto, a orientação oficial é única e você deve seguir a risca para não ter problemas no futuro.

A gravidade da situação vai variar bastante se você está dentro ou fora do Brasil. Saiba quais providências tomar em ambas situações.

Perdi meu passaporte no Brasil

O primeiro passo é abrir um boletim de ocorrência em caso de perda de passaporte

Em caso de perda, será preciso solicitar novo documento e pagar por isso (Foto: depositphotos)

Se você tiver que perder o passaporte que seja no Brasil, ok? Isso porque é bem mais fácil resolver a situação. Ao notar que o seu documento não está onde deveria e depois de uma busca detalhada, o primeiro passo é abrir um boletim de ocorrência no lugar mais próximo à sua casa. Somente com esse documento em mãos é possível dar seguimento nos próximos passos.

Veja também: Passaporte – como tirar, renovar e documentos necessários

Depois é hora de avisar à Polícia Federal, que é o órgão emissor do documento. Para isso, você vai acessar a página da PF ou imprimir direto desse link um documento chamado ‘Comunicação de ocorrência com documento de viagem’.

Imprima-o e leve até o posto mais próximo da Polícia Federal que emita passaportes junto ao seu documento de identificação pessoal com foto. Logo, você dará início a todo o processo de emissão do passaporte comum.

Terá que pagar novamente a taxa e esperar pela chegada do documento. O valor de 2017 é R$ 257,25 e o prazo para a entrega varia de acordo com a unidade, podendo ser de 6 a 10 duas úteis.

Se no seu passaporte tiver algum visto, como o americano, você também tem que comunicar aos consulados para que o cancelamento possa ser feito e, claro, dar entrada novamente no seu pedido. Infelizmente, em casos de perda não há emissão de passaporte de emergência, por isso, se você tiver alguma viagem agendada, terá que adiar.

Perdi meu passaporte fora do Brasil

Aí a dor de cabeça começa. Perder o passaporte em algum país cujo documento seja obrigatório para entrar e sair é bem mais complicado, principalmente se você estiver com planos de migrar de um lugar para outro.

Veja também: Como tirar visto americano

Se você perdeu um passaporte fora do Brasil, deve procurar uma delegacia local e fazer um B.O. também. Depois disso, se dirija a um Consulado do Brasil no local onde você está para solicitar um novo documento. Só busque uma embaixada, caso não haja consulado no país.

O valor cobrado pelo passaporte é o dobro do valor vigente no Brasil, ou seja, mais de 500 reais e ele pode demorar a ficar pronto até cinco dias úteis.

Isso detona com a sua viagem, pois durante esse tempo, você não pode circular sem o documento. Em uma viagem pela Europa, por exemplo, você terá que ficar em um único país enquanto espera a emissão para dar continuidade a sua trip.

Existe uma exceção que é para quem perde o documento bem próximo à sua volta. Nesses casos, você vai procurar um consulado e pedir uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), um documento gratuito que vai permitir que você embarque em um voo direto para casa. Se o avião fizer conexão ou escala a ARB não é válida e você terá mesmo que esperar o passaporte ou comprar outro bilhete.

Veja tambémDocumentos para tirar visto americano