Parábola que ensina como alcançar sucesso na vida

lenhador

Nas montanhas canadenses havia um mestre lenhador.

Certo dia ele foi procurado por um rapaz de preparo físico notável, que lhe disse: “Quero aprender a cortar árvores, quero ser lenhador como o senhor”. O mestre aceitou e disse para o rapaz voltar no outro dia.

Depois de três meses aprendendo, o aluno, numa atitude de pura soberba disse ao mestre: “Já aprendi tudo o que deveria, agora sou o melhor lenhador do Canadá”. E ainda completo: “Vamos delimitar duas áreas, com quantidades de árvores iguais, e cortá-las. Quem terminar primeiro de derrubar todas as árvores é o melhor lenhador”.

E assim se sucedeu.

No início, o jovem, com mais disposição e uma velocidade incrível, abriu grande vantagem sobre seu mestre. De vez em quando o jovem olhava para o lado e via seu mestre descansando, isto o deixou intrigado.

O jovem pensava “Moleza. Vai ser muito fácil”.

Porém, o sol nem havia se posto por completo no horizonte e o mestre derrubava sua última árvore, enquanto o rapaz ainda tinha algumas pela frente.

Surpreso, ele corre até o mestre: “Como o senhor cortou mais rápido que eu?! É impossível, não consigo entender. Não parei um só minuto e vi que o senhor parava toda hora para descansar!!!”.

Então o lenhador mais velho olho nos olhos do jovem e lhe transmitiu sua derradeira, e talvez mais importante, lição: “Cada vez que eu parava para descansar, aproveitava para afiar os machados”.

Moral da estória: as vezes a gente pensa apenas em produzir, produzir e produzir, esquecendo assim de parar, estudar e se aperfeiçoar.