, ,

Os principais cursos profissionalizantes do Senai

O Senai, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, oferece diversos cursos profissionalizantes. Ele é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina, segundo o seu site oficial.

Ao todo são 28 áreas da indústria brasileira contempladas com cursos que vão desde a iniciação profissional até a pós-graduação tecnológica.

“As ações de qualificação profissional realizadas pelo SENAI formaram 64,7 milhões de trabalhadores em todo o território nacional, desde 1942. Esse resultado só foi possível porque o SENAI aposta em formatos educacionais diferenciados e inovadores, que vão além do tradicional modelo de educação presencial, em suas 518 unidades fixas e 504 unidades móveis em 2,7 mil municípios brasileiros. O SENAI também capacita e forma profissionais em cursos a distância, que estão à disposição do estudante 24 horas por dia, sete dias por semana”, afirma o site.

Os cursos profissionalizantes vão desde a iniciação até a pós-graduação tecnológica

O SENAI também capacita e forma profissionais em cursos a distância (Foto: depositphotos)

Conheça agora alguns dos principais cursos profissionalizantes oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

Cursos oferecidos pelo Senai

Automação e Mecatrônica

Os cursos dessa área abrangem “tecnologias associadas à mecânica, eletroeletrônica e físico-química aplicadas às funções de instalação, operação, manutenção, controle e otimização de processos localizados predominantemente no setor industrial com o objetivo automatizá-los. Com a crescente demanda por produtos industriais, os meios de fabricação de bens de consumo estão cada vez mais sofisticados e até as mais simples atividades estão perdendo seu caráter artesanal para se tornarem automatizadas”.

Há vagas para Instrumentalista Industrial, Operador de Processos Industriais, Mantenedor de Sistemas Automatizados, Técnico de Automação Industrial, Superior de Tecnologia em Megatrônica Industrial, Controladores Lógicos Programáveis, Introdução à Robótica, Redes Industriais, Elementos Industriais e Teoria de Controle entre outras formações.

Veja também: Cursos grátis p/ concurso: português, matemática ,direito administrativo, informática

Alimentos e Bebidas

O Senai oferece formação de profissionais nessa área. Para isso, “é realizado o processamento de matérias-primas de origem animal ou vegetal para a fabricação de alimentos e bebidas. Isso inclui desde processos mais industrializados, como os existentes na indústria de derivados de carnes e de leite, até os processos mais artesanais, como os encontrados na panificação e confeitaria, restaurantes, hotéis e similares”.

As formações são para Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças, Produtor de Licores, Confeiteiro, Auxiliar de Padaria e Confeitaria, Operador de Processos na Indústria de Alimentos, Padeiro, Produtor de Embutidos e Defumados, Salgadeiro, Técnico em Alimentos, Alimentação Alternativa, Boas Práticas Laboratoriais, Princípios do Processamento de Leite, Fabricação de Bolos e tortas etc.

Veja tambémCursos online de clarinete grátis

Construção Civil

A Construção Civil é um ramo que emprega muitas pessoas. Por isso, o Senai afirma que: “o avanço da tecnologia com utilização de novos materiais no processo de construção em seus diferentes segmentos instalações elétricas, instalações hidrossanitárias e a domótica, exigem uma constante atualização desta área. Fortemente impactada por sistemas inteligentes nas construções mais modernas por sistemas automáticos de iluminação, de prevenção de incêndios, de sinalização automática, de elevadores etc”.

As capacitações na área são: Eletricista, Encanador, Técnico em Vidro Temperado, Técnicas em Manutenção de Piscinas, Montador de Andaimes, Operador de Retroescavadeira, Operador de Trator de Esteira, Operador de Motoniveladora, Operador de Guindaste entre outros cursos.

Veja também: Cursos de confeitaria online grátis (vídeos e apostilas)

A lista completa de cursos oferecidos pela instituição está disponível no site oficial do http://www.portaldaindustria.com.br/ no link Senai. É só escolher o estado da sua residência e ver quais são as formações disponibilizadas para a região.