Os principais cursos gratuitos do Senai

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI, é uma instituição privada sem fins lucrativos cujo principal objetivo é oferecer formações de qualidade e acessível para todos os brasileiros. Pensando nisso, ela mantém uma grade de cursos gratuitos. Conheça as principais

As opções variam bastante de região para região. Por isso, para conferir as vagas disponíveis você deve se dirigir a uma unidade do Senai mais próxima e verificar quais são as formações abertas.

5 cursos gratuitos do Senai

1- Auxiliar Administrativo

O objetivo desse curso é “qualificar profissionais para executar trabalhos pertinentes às áreas administrativas de indústrias e de departamentos comerciais de acordo com a legislação vigente, procedimentos internos, normas técnicas, ambientais, de qualidade e de segurança e saúde no trabalho”.

Ao todo, são 5 principais cursos gratuitos oferecidos pelo SENAI

Os cursos e vagas diferem de acordo com cada região (Foto: Reprodução | SENAI)

A carga horária desse curso gratuito do Senai é de 160 horas e a escolaridade mínima é que o aluno esteja cursando o 9º ano do Ensino Fundamental e tenha 14 anos completos.

2- Auxiliar de Recursos Humanos

A missão desse curso é de qualificar “futuros profissionais para inserção no mundo do trabalho, capacitando-os a mobilizarem conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para o desempenho eficaz das atividades requeridas no exercício de suas funções”.

Os profissionais desse setor podem atuar na indústria, comércio e prestação de serviços. Os pré-requisitos necessários são: idade mínima 16 anos, conhecimentos equivalentes ao Ensino Médio, conhecimentos básicos de informática, disponibilidade para participar dos encontros presenciais, aulas práticas e avaliação em laboratório ou visitas técnicas e acesso à Internet.

Veja também: Os principais cursos profissionalizantes do Senai

3- Operador de Computador

Nesse curso gratuito oferecido pelo Senai, o aluno aprende a “instalar, configurar e operar sistemas operacionais, aplicativos de escritório e periféricos. Organizar entrada e saída de dados em sistemas de informação, conforme procedimentos técnicos de qualidade e atento às normas e políticas de segurança da informação e de respeito à propriedade intelectual”.

O profissional estará apto a atuar na indústria, empresa de desenvolvimento de aplicações e manutenção de sistemas de T.I. Para isso, é preciso ter idade mínima 16 anos e Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º completos.

4- Montador e Reparador de Microcomputadores

O montador e reparador “realiza manutenção em computadores. Monta, instala e configura dispositivos de hardware. Instala e configura sistemas operacionais e softwares aplicativos. Preparar profissionais para montar, instalar e reparar microcomputadores, identificando e instalando sistemas operacionais, de acordo com normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde”.

O certificado fornecido gratuitamente pelo Senai permite que o estudante trabalhe em indústrias, empresa de desenvolvimento de aplicações e manutenção de sistemas de T.I. Podem se inscrever pessoas com 16 anos e conhecimento do Ensino Fundamental.

5- Mecânico de Manutenção em Motores Ciclo Otto

O curso ensina a fazer manutenção em Motor Ciclo Otto utilizando ferramentas e seguindo normas e procedimentos técnicos, ambientais e de segurança. Para participar, o candidato tem que ter no mínimo 16 anos e está cursando a partir da 6ª série do Fundamental.

Veja também: Cursos grátis do Sebrae com certificados

A programação prevê o aprendizado de mecânica, ferramentas, unidades elétricas, circuitos, instrumentos, motor de combustão, sistema de arrefecimento e lubrificação, instrumentos de medição, reparações, anomalias no motor e organização e segurança do local trabalho.