Origem do carnaval e fotos desta festa

O carnaval é hoje, uma das maiores festas do mundo. No Brasil, por exemplo, é onde acontecem as maiores comemorações, já que a festa é uma das maiores e mais importantes do ano. Muita gente acha que essa festa é originária do nosso país, entretanto, há muita história antes dela chegar aqui.

A origem do carnaval foi na Grécia antiga, por volta do ano 600 a.C. Ela servia como uma forma de agradecimento aos deuses pela fertilidade dos solos e pela fartura na produção. Anos depois, a festa foi ganhando novos costumes, como práticas sexuais e bebidas. Com isso, aos olhos da Igreja Católica, essa festa foi vista como um pecado mortal.

Algum tempo depois, a Igreja adotou o carnaval como uma festa tradicional, o que fez com que fossem proibidos os atos indecentes realizados durante a comemoração. Essa modificação foi vista com estranheza aos olhos do povo, já que fugia totalmente das origens da festa. Muito tempo depois, por volta do século XVI, o Carnaval voltou a ser uma festa popular, com festividades alegres e que preservavam as suas origens.

No Brasil, o carnaval foi chegar por volta de 1723, com uma forte influência europeia. As festas eram em forma de desfiles nas ruas onde as pessoas de fantasiavam e/ou usavam máscaras. Os blocos que hoje conhecemos começaram por volta do século XIX, onde as pessoas decoravam seus carros e desfilavam pela cidade. Foi daí que surgiram os carros alegóricos que vemos as escolas de samba desfilarem todo ano.

Já o carnaval de rua ainda mantém suas origem no Nordeste do Brasil, principalmente nas cidades de Recife e Olinda, onde o ritmo dos blocos é o maracatu e o frevo. É em Recife também que acontece o maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada, onde a quantidade de pessoas ultrapassa um milhão.

 

Confira agora algumas fotos de festas típicas carnavalescas por todo o país

 

Carnaval

Escolas de Samba de São Paulo.

 

 

Carnaval

Imagem do sambódromo do Rio de Janeiro.

 

 

Carnaval

Carro alegórico da Escola de Samba Gaviões da Fiel.

 

 

Carnaval

Foto do carnaval em Olinda, com os bonecos gigantes.

 

 

Carnaval

Imagem do Galo da Madrugada: o maior bloco carnavalesco do mundo – Recife.