Organize e decore com charme o seu escritório!

Monte e organize seu escritório em casa

Atualmente, como a maioria das pessoas tem um computador em casa, passando várias horas em frente à essa ferramenta tão importante, o espaço de trabalho chamado de escritório passou a fazer parte de grande parte das casas. E, já que é um escritório, é normal que nele fiquem também o telefone, as contas da casa arquivadas, os papéis importantes, enfim, material de escritório e papelada vão se acumulando nesse espaço e, facilmente vira uma bagunça!

A desorganização só traz o caos e a perda de tempo! Organize seu espaço!

Escrivaninha abarrotada de papéis soltos, grampeador sobre pilhas de pedaços de papel com anotações, materiais diversos empilhados… e há pessoas que trabalham no meio dessa bagunça e usem a manjada frase: “Na minha desordem há ordem!”

Não! A desordem num ambiente de trabalho apenas faz com que a pessoa perca muitos minutos preciosos todas as vezes que precisa de algum dado ou documento e, obviamente necessita procurá-los entre as muitas coisas fora de ordem! Por isso, nada melhor do que começar organizando seu espaço de trabalho, para, então, poder transformar esse cantinho num lugar aconchegante que transmita tranquilidade e eficiência em cada detalhe!

Não importa o tamanho do espaço reservado para ser sua área de trabalho, decore-o e organize com capricho!

O espaço para o escritório de casa, ou home office, muitas vezes não passa de um cantinho num outro cômodo, como a sala ou um vão de escada! Mas, o importante é que esse pequeno espaço ganhe ordem e alguns detalhes que o deixem com cara de ambiente de trabalho, onde a pessoa que vai se sentar e fazer algo importante, como planejamentos ou contabilizar o orçamento de casa, possa sentir-se à vontade e com a tranquilidade necessária para manter a atenção voltada a esses assuntos apenas.

Se, ao contrário, a pessoa dispõe de um cômodo para essa finalidade, melhor ainda! Haverá espaço para organizar toda a papelada e objetos de forma harmônica com uma decoração que, embora simples, torne o ambiente bem confortável, sendo este, um local onde se pode receber amigos ou até, para quem trabalha em casa, clientes ou parceiros de trabalho. Nesse caso, é ainda mais importante que haja ordem e praticidade, o que passará a imagem de competência a quem estiver presente, se for um cliente, seu profissionalismo ganhará pontos!

Pequenas dicas para usar em qualquer espaço de trabalho e deixá-lo funcional e agradável

ESCOLHA OS MÓVEIS CERTOS!

Essa escolha deve ser feita, claro, levando-se em conta o espaço à disposição para o escritório. Caso seja apenas um canto da sala, uma escrivaninha e algumas prateleiras podem dar conta do recado e organizar as coisas. Também há os móveis chamados modulares, em que a escrivaninha é acoplada à estante ou você pode escolher os módulos do tamanho que seu espaço permitir.

A escrivaninha deve ser de um tamanho que permita acomodar seu computador de mesa ou portátil com conforto para seu uso. Se possuir outros aparelhos, como impressoras, aparelhos de fax e telefone, escolha um móvel de apoio para acomodá-los.

Se tiver um cômodo exclusivo para escritório, poderá acrescentar mais armários ou estantes de acordo com sua necessidade e gosto. Lembrando que seu ambiente de trabalho também pode (e deve!) ser estiloso, não necessitando se ater aos móveis modernos, que podem ser impessoais e até meio sem graça! Se quiser dar um charme bem pessoal ao seu cantinho, “garimpe” móveis antigos, se for de seu gosto, como uma escrivaninha de madeira ou um armário bonito, com portas de vidro, etc. Um móvel diferente pode quebrar a impessoalidade do espaço profissional! Não importa o estilo dos móveis, na hora de escolher o mobiliário, calcule e meça o espaço a ser ocupado e faça o mesmo com os móveis que pretende comprar.

CONFORTO PARA AS COSTAS!

A cadeira onde você vai ficar horas sentado, deve ser antes de tudo muito confortável! Verifique se o encosto acomoda suas costas de maneira que sua postura se mantenha reta. Com dor nas costas, não há rendimento no trabalho!

OBJETOS FUNCIONAIS E DECORATIVOS

A escolha dos objetos de seu espaço de trabalho também depende de quanto espaço você dispõe, mas, em geral, mesmo em um pequeno espaço, pode-se acomodar objetos decorativos que tenham funcionalidade, como uma luminária para leitura, que pode ser colocada tanto em cima da escrivaninha quanto em outro local, desde que seja perto de onde você ficará lendo, atualmente existe uma infinidade de modelos, até para a parede ou com pedestal. As lâmpadas também variam e é bom prestar atenção à elas, já que certos tipos podem levar ao cansaço depois de certo tempo de leitura. Peça a orientação de um vendedor especializado sobre o tipo que você necessita e escolha um design mais clássico, assim, não precisará trocá-la por muito tempo!

ORGANIZANDO

  • A organização de objetos de escritório pode ser feita com cestas, caixas, etc. que podem ser fixas na parede ou em cantos estratégicos, também em cima de móveis. Além disso, os papéis e documentos devem ser sempre guardados em pastas separadas, em arquivos, ou até em caixas. Atualmente, em papelarias e lojas de decoração, há caixas de plástico com tampa, onde se podem guardar papéis, além de outros objetos. O importante é que tudo tenha uma descrição, de preferência com etiquetas, nomeando cada pasta por assunto. Estas etiquetas podem ser feitas no computador ou a mão mesmo, usando-se a criatividade para torná-las divertidas e coloridas, dando um charme a mais!
  • Os pequenos objetos de uso, como clipes, grampos, lápis, canetas, etc., podem ser acomodados em potes ou vidros, ainda canecas divertidas, enfim, há muitas maneiras de se manter a ordem com charme e capricho, escolhendo peças que tenham a ver com sua personalidade!
  • Ademais, outros itens de decoração podem ser usados sem problemas no seu espaço de trabalho, como vasos de plantas (escolha de acordo com a luminosidade do local, se esta for escassa, peça orientação a quem entende de plantas para escolher a espécie que não necessite tanta luz), tapetes, quadros, objetos que tenham a ver com sua atividade, enfim, planeje seu ambiente com carinho!

LIVROS BEM ORGANIZADOS!

Se os livros fazem parte de sua vida e você tem coleções que costuma consultar com frequência, ou não dispensa seus livros clássicos na decoração de seu escritório, pode mantê-los de forma muito agradável, de várias formas:

  • Se o espaço for pequeno, mande fazer prateleiras suspensas, resistentes ao peso, onde você consiga acomodar todos os livros que mais gosta.
  • Use a criatividade na hora de escolher o local para acomodar os livros, ocupe qualquer espaço onde eles fiquem à vista, mas não atrapalhem. Seja em prateleiras, nichos nas paredes, nas tradicionais estantes ou organizados de forma decorativa, como, colocados em cima da mesa, servindo de apoio a objetos que você deseja destacar ou elevar, como uma planta ou uma luminária, por exemplo. Nesses casos, o ideal é usar livros de mesmo tamanho, preferencialmente livros pouco consultados.
  • Também há quem empilhe livros sob uma mesa, quando não os quer expor, colocando uma toalha ou manta cobrindo tudo. Enfim, são várias possibilidades, é hora de usar sua criatividade e fazer dos livros acessórios de decoração.