,

Orações para o Dia de Finados

O Dia de Finados no Brasil, o qual muitos cristãos se dedicam a fazer orações pelos seus familiares já falecidos, é lembrado em 2 de novembro. Ele foi escolhido nessa data pela proximidade com o Dia de todos os Santos, que é celebrada no dia 1 de novembro todos os anos.

A data tornou-se oficial para a Igreja Católica somente no século 13, mas já há indícios que os mortos eram lembrados ainda no século 2.

Mas, nem todos os cristãos adotaram a data, a Igreja Ortodoxa e os católicos do Oriente, por exemplo, não consideram o dia de finados, assim como as religiões de cunho evangélico.

Veja também Mensagens para Dia de Finados

Os anglicanos escolheram outras datas ao longo do ano para lembrar os que já se foram e os protestantes não reconhecem o feriado, pois para eles não se faz orações pela alma dos mortos.

Se você tem algum ente querido e gostaria de direcionar uma oração a Deus por ele, veja as orações a seguir.

Exemplos de orações para o Dia de Finados

É muito comum, principalmente no Brasil, a comemoração com orações no Dia dos Mortos

No Dia de Finados, é muito comum a realização de orações nos túmulos dos entes queridos já falecidos (Foto: depositphotos)

Oração 1 – Católica

“Ó Deus, que pela morte e Ressurreição de vosso Filho Jesus Cristo nos revelastes o enigma da morte, acalmastes nossas angústias e fizestes florescer a semente da eternidade que vós mesmo plantastes em nós:

Concedei aos vossos filhos e filhas já falecidos a paz definitiva da vossa presença. Enxugai as lágrimas dos nossos olhos e dai-nos a todos a alegria da esperança na Ressurreição prometida.

Isto vos pedimos, por Jesus Cristo vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Que todos aqueles que buscaram o Senhor com o coração sincero e que morreram na esperança da Ressurreição descansem em paz. Amém”.

Oração 2 – Católica

“Pai santo, Deus eterno e Todo-Poderoso, nós Vos pedimos por (nome do falecido), que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz.

Que ele, tendo passado pela morte, participe do convívio de Vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência.

Que sua alma nada sofra, e Vos digneis ressuscitá-lo com os Vossos santos no dia da ressurreição e da recompensa.

Perdoai-lhe os pecados para que alcance junto a Vós a vida imortal no reino eterno. Por Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém”. (Rezar Pai-Nosso e Ave-Maria.)

Oração 3 – Espírita

“Senhor, rogo as Tuas bênçãos de luz para os meus entes queridos que vivem no mundo espiritual.

Que minhas palavras e pensamentos dirigidos a eles possam ajudá-los, a fim de continuarem na vida espiritual trabalhando pelo bem onde estiverem.

Espero com resignação o momento de me reunir a eles na Pátria Espiritual, pois sei que é temporária a nossa separação.

Mas, quando tiverem a Tua permissão, que possam vir ao meu encontro para enxugar minhas lágrimas de saudade”.

Oração 4 – Para uma boa morte

Divino Jesus, Filho de Deus encarnado, que pela nossa salvação Vos dignastes nascer em um estábulo, para passar vossa vida na pobreza, na provação e na miséria e morrer cheio de dores pregado na cruz; eu Vos suplico, dizei ao vosso Pai celeste, no momento da minha morte: “Meu Pai, perdoai-lhe!”. Dizei à minha alma: “Ainda hoje estarás comigo no paraíso”.

Meu Deus, meu Deus, não me abandoneis nessa hora!  Tenho sede! Sim meu Deus, minha alma tem sede de Vós, que sois a fonte das águas vivas.

Minha vida passa como uma sombra. Ainda um pouco e tudo estará consumado!  E por isto, meu adorável Salvador, desde este momento, entrego minha alma nas vossas mãos, por toda a eternidade. Jesus, Maria e José, dignai-vos recebê-la.

Oração 5 – Para fazer no cemitério

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo Amém.

Senhor, Deus da vida, Criador de tudo o que existe. Aqui estou, diante da sepultura

(Nome do falecido (a))

Teu Filho amado Jesus, nosso irmão, ensinou que nossa vida é como semente que deve morrer para produzir frutos.

Nós semeamos nossos irmãos para eles germinarem, florescerem e frutificarem diante de ti, na vida eterna.

(Nesse momento colocam-se flores na Sepultura)

Nós queremos agradecer-te, Senhor, por tantas coisas boas que recebemos de nossos falecidos, coisas que ficam conosco como a herança mais preciosa.

Nós acreditamos que ele (a) continua vivo (a) diante de ti, na tua casa, vivo (a) de uma vida que não tem mais fim, numa vida sem mais nenhuma dor, sem mais nenhuma lágrima.

(Onde for permitido, nesse momento acendem-se as velas)

Desde o batismo até a morte, ele (a) caminhou iluminado (a) pela luz da fé

Agora, está diante de ti, fonte de toda luz, faz brilhar sobre (nome do falecido (a)) a luz da tua face.

Que o teu amado Filho, o Bom Pastor, o (a) leve sobre os ombros.

E dá a todos nós que aqui ficamos, que nos consolemos uns aos outros com as palavras da fé e da esperança.

Creio, Senhor, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém! Depois dessa oração, reze: um Pai nosso, uma ave Maria e um glória ao Pai.

Outras orações além do Dia de Finados

Independente do seu crédulo religioso, se você se identifica em buscar orações com frequência, além dos exemplos para o Dia de Finados você pode conferir outros tipos acessado a nossa seção de orações.