Orações à Santo Expedito

Orações à Santo Expedito

Conheça duas orações à Santo Expedito | Foto: Reprodução

O Santo das causas que necessitam de auxílio imediato, padroeiro dos navegantes, mercadores e dos estudantes que estão para prestar exames, Santo Expedito foi um possível cristão martirizado no século IV em Melitene, na Armênia. Não se sabe muito sobre o que se passou durante sua vida, nem ao menos onde foi sepultado, deixando pesquisadores confusos com a sua existência de fato. É conhecido como um soldado que ganhou a benção divina e rejeitou as forças do mal, ganhando milhares de devotos que pediam por graças nas causas urgentes, ele se tornou popular e poderoso ao longo dos anos. Em 1781 Santo Expedito foi designado como padroeiro de Acireale, na Sicília, marco que deu enorme salto no seu número de devotos. No Brasil, seu destaque se deu na década de 1980 e até hoje tem multidões de devotos, dando nome até a uma cidade em São Paulo: Santo Expedito.

O conto de Santo Expedito

Conta a história que ele fora um militar que, tocado pela graça de Deus, resolveu mudar de vida. De repente, um espírito do mal apareceu em forma de corvo gritando “Cras, Cras, Cras”, que em latim quer dizer “amanhã”, ou seja, estava influenciando Expedito a deixar a sua conversão para depois e continuar adiando-a. Não atingido pela influência maligna, ele pisoteou o animal endemoniado, esmagando e gritando “Hodie”, que significa “Nada de protelações. É para já!”. Assim, ele foi convertido e é o Santo que atende a todos os pedidos com imediata ação. Ele não adia o auxílio, mas também deseja que a nossa conversão seja urgente e não adiada.

A Imagem

Santo Expedito é representado como um soldado romano com traje legionário, vestido de armadura, túnica curta e manto, que é jogado para trás das espáduas com postura marcial. Na mão ele sustenta a palma do martírio e na outra uma cruz trazendo a palavra “Hodie”. Já nos pés é possível ver a figura do corvo que gritava “Cras” esmagado.

Orações à Santo Expedito

I das orações

Santo Deus, que a intercessão de Santo Expedito nos recomende com sua Divina bondade. Pedimos o seu auxílio para que obtenhamos aquilo que nossos próprios méritos falhos não conseguiram alcançar. Nós vos pedimos, Senhor, que com a Vossa graça nos orienteis para que pensemos e ajamos de acordo com vossos princípios. Com a intercessão de Santo Expedito, leva-nos ao caminho da coragem, da fidelidade e prontidão. Que assim como o Santo possamos seguir em frente no nosso caminho para o Paraíso, sem deixar para amanhã aquilo que pode ser feito hoje. Amém.

II oração a Santo Expedito

Oh, Santo Expedito! Conhecemos a tua história, sabemos do vosso êxito na batalha contra as tentações do mal, e por isso que agora passamos a te suplicar, nesse momento tão breve, por ajuda. Sabemos que com a sua bondade e a misericórdia de Deus, atendes aos pedidos urgentes dos fiéis desesperados. Venho invocá-lo para que, em nome do Senhor hoje, eu alcance (faça o pedido) e que com toda submissão prometemos seguir os caminhos divinos para sempre. Assim seja.