Oração para São Teodoro

Oração para São Teodoro

Oração para São Teodoro, um santo mártir, assim como São Jorge da Capadócia. | Foto: Reprodução

Considerado pelos orientais como um dos três soldados mártires, juntamente com São Jorge e São Demétrio, São Teodoro é mais um dos santos mártires que foi decapitado por confessar ser cristão. Existem lendas que dizem até que, assim como são Jorge, ele chegou a matar um dragão.

Oração para São Teodoro

Ensinai-me, São Teodoro, a ser uma pessoa honesta. Mostrai-me o caminho para uma vida santa como foi a tua, de doação, perseverança e penitência. Ensina-me a renunciar o que me engradece para estar mais próximo do meu Senhor. Quero seguir o teu exemplo com tanto fervor como seguistes o de São Jorge. Roga a Deus que me proteja e nunca me deixe só, que não deixe que nada de mal possua meu corpo ou minh’alma. Não deixai que o demônio se aproxime de mim nem de minha família, fazei com que os venenos desde diabo voltem-se contra ele mesmo. Ouça minha oração! Amém.

História de São Teodoro

Nascido na Ásia Menor, Teodoro era filho bastardo de uma garota chamada Maria com um artista de circo desconhecido. Aos seis anos de idade sua mãe tentou fazer com que ele entrasse no serviço do imperador, mas São Jorge apareceu em sonho e disse para não fazer isso. Ela logo providenciou que Teodoro tivesse uma boa educação, com os melhores professores da região.

Desde pequeno ele já era religioso, mas foi depois de alcançar a graça de curar-se de uma peste bubônica que resolveu entregar sua vida a Deus e iniciou sua busca pela santidade. Passava a maior parte dos dias em igrejas e capelas, sempre rezando. Aos 18 anos ele foi ordenado monge e começou a ter uma grande influência sobre as pessoas. Ele possuía o dom de profecias, e ainda há relatos dele ter feito alguns exorcismos e promovido alguns milagres.

Teodoro levava um estilo de vida igual ao de todos os outros monges, jejuava, comia apenas vegetais e ainda usava nos pés uma pulseira de ferro. Ele também vivia uma forte vida de penitências. Usava uma placa de ferro no peito – provavelmente em homenagem a São Jorge – além de colar e anéis de ferro nas mãos e pés. Um fato estranho é que uma vez ele se trancou em uma jaula de madeira e ficou lá do natal até o domingo de ramos. Depois transferiu-se para outra jaula, desta vez de ferro e suspensa no ar.

Muitas pessoas costumavam ir visitá-lo no lugar em que ele se recolhia para entrar em oração, em busca de tomar conselhos e pedir profecias ou milagres, então ele criou neste lugar uma igreja/casa de hóspedes, e ainda criou um monastério. Algum tempo depois ele foi nomeado bispo de Anastasiopolis – mesmo sendo totalmente contra a sua vontade – e uma série de milagres na região marcaram o seu episcopado.

Mas Teodoro estava insatisfeito com suas funções de bispo, pois segundo ele, não tinha tempo de fazer suas orações regulares com tantas questões administrativas para resolver. Conversou com outros bispos sobre entregar a função e, 10 anos depois de iniciar, sua carreira como bispo terminou.

Continuou então sua antiga vida de orações e ajudar as pessoas. Apenas com benção e oração ele curava doenças como lepra, reconciliava casamentos e ainda fazia com que mulheres estéreis tivessem filhos. Por onde passou, Teodoro levou o nome de São Jorge a todos, e os ensinou a serem devotos do santo que era para ele próprio uma inspiração. Veio a falecer depois de uma vida de muita doação e perseverança no propósito que Deus tinha para sua vida.