Oração para São João Batista

Oração para São João Batista

Imagem: Reprodução

João Batista foi um judeu que pregava a palavra de Deus. Ele realizava batismos no rio Jordão e teve o prazer de batizar o próprio Jesus. João é filho de uma prima da Virgem Maria chamada Isabel, foi citado pelos quatro evangelistas da Bíblia e se tornou um grande mártir da igreja católica. O próprio Jesus Cristo o consagrou como último dos profetas. Conheça um pouco mais da história desse homem santo para depois ver uma bela oração.

História de João Batista e seu martírio

Segundo a Bíblia, Izabel, prima de Maria mãe de Jesus, era casada com Zacarias e eles não tinham filho algum, pois ela era estéril e ambos já eram idosos. Mas o desejo de Isabel era tão grande, e maior ainda a sua fé, que Deus acabou fazendo com que ela concebesse João. Foi o anjo Gabriel quem contou a Maria sobre a gravidez de sua prima, e ela logo correu para ajudá-la, já que a mesma não tinha mais idade para cuidar de uma criança. Maria já carregava Jesus em seu ventre, e quando chegou perto de Izabel ela sentiu João Batista cutucar-lhe de dentro da barriga, pois ele já sentia a presença do Salvador.

João teve uma vida santa do início ao fim. Anunciava para os judeus o advento de Jesus Cristo e chegou por diversas vezes a denunciar as injustiças e coisas erradas que ele via nas sinagogas. Deixou que Deus o guiasse durante toda a sua vida, mostrando o caminho que ele deveria seguir. Ele sabia que era um mensageiro do Senhor, e procurava assumir tal postura, agindo exatamente de acordo com a profecia que o anjo falava dele: que não iria beber vinho, seria repleto do Espírito Santo e reconduziria o povo de Israel para o Senhor. A passagem bíblica em que João aparece com maior destaque é no batismo de Jesus, onde ele diz não ser digno de batizar o filho de Deus, e mesmo assim Cristo insiste para que ele o faça.

Convicto de que tinha que anunciar o seu Senhor e denunciar todo o tipo de pecado, João Batista acabou por denunciar o governador da Galileia, Herodes, que estava tendo um caso com sua cunhada Herodíades. Então Herodes mandou que prendessem João e deixou que Salomé, filha de Herodíades, escolhesse a sentença de morte dele. E ela escolheu receber a cabeça do santo em um prato, e assim foi feito, tornando João um dos maiores mártires da história da igreja.

Oração para João Batista

Ó São João Batista, hoje comemoramos teu nascimento, profeta do altíssimo, escutai nossas orações.

Hoje, lembramos-te ainda menino. Salve, menino São João!

Hoje, lembramos-te ainda menino, saltando de alegria no ventre de Izabel. Ao ouvir a voz da Virgem Maria ficastes cheio do Espírito Santo!

Hoje lembramos teu nascimento miraculoso, filho de uma mulher antes estéril e de idade avançada, motivo de admiração para muitos em Israel!

Vinde, São João Batista, orai por nós.

Aplanai meus caminhos cheios de pedra e tortuosos, endireitai minhas veredas para que alcance a graça que tanto desejo.

Assim como fostes à frente do Senhor, passai à minha frente, e com o poder de tua oração junto a Deus, afastai meus inimigos visíveis e invisíveis, as raças de cobras e víboras que me rodeiam, e como profetizastes, lançai-as longe de mim.

Tu, que és o maior entre os nascido de mulher, como disse o próprio Cristo, velai por mim com tua intercessão e sei que nunca serei desvalido, pois Deus escuta tuas orações com amor e presteza.

Que eu siga o cordeiro que tira o pecado do mundo, com a proteção de tua intercessão, e que me acompanhem sempre a saúde, a prosperidade e o amor, para que com humildade e alegria sempre louve a bondade eterna e divina do Senhor nosso Deus.

Em nome do Pai, Filho e Espírito Santo, ouça minha oração, amém!