Oração para Santa Luzia

Oração para Santa Luzia

Imagem: Reprodução

Conhecida também como a protetora dos olhos, Santa Luzia é bastante amada por todos os seus devotos, e é uma das santas mais conhecidas entre os católicos e fieis. Seu nome Luzia vem do latim e significa canal de luz e janela da alma. Conheça um pouco da história incrível desta santa de Deus e veja uma oração para pedir a intercessão dela.

História de Santa Luzia

Ela nasceu em uma família rica de origem italiana, e desde pequena sempre teve uma formação cristã dentro de casa. Cresceu devota, e ainda muito nova fez um juramento de manter sua castidade até morrer. Entretanto, quando o pai de Luzia faleceu ela sabia que sua mãe iria tentar fazer com que ela se casasse com um homem de uma família muito boa, porém, ele era pagão.

Santa Luzia pediu a mãe um tempo para pensar no assunto, e então saiu em romaria até o túmulo da mártir Santa Ágeda, aonde passou um bom tempo meditando e chegou à conclusão de que não deveria casar-se. Decidiu então lutar até o fim pela sua virgindade, mesmo que fosse preciso passar por todo o sofrimento que Santa Ágeda passou antes de ser martirizada.

Luzia vendeu tudo o que tinha e deu o dinheiro para os pobres. Aceitou a pobreza como forma de exaltar seu espírito para seguir a Jesus. Um dia o homem pagão que a queria como esposa a denunciou por não querer casar-se com ele, e como na época a mulher não tinha direito de fazer escolha alguma, ela foi fortemente perseguida pelas autoridades. Mas não teve medo. Ela confiou no Senhor e enfrentou a todos que a queriam forçar a casar-se, até que por fim ela foi decapitada no ano de 303. Entre suas últimas palavras estava um verdadeiro testemunho vivo que a fez ganhar tantos devotos: “Adoro a um só Deus verdadeiro, e a ele prometi amor e fidelidade”.

Curiosidades sobre a santa

  • Sua fama de protetora dos olhos surgiu há pouco tempo, logo depois que muitas pessoas conseguiram alcançar graças de curar-se de alguma doença ocular ou cegueira depois de orar pedindo a interseção da santa.
  • Há uma lenda de que antes de morrer ela arrancou seus próprios olhos e os entregou ao seu carrasco, apenas para não ter que renegar sua fé cristã. Por isso também é a ela que as pessoas recorrem quando possuem algum problema oftalmo.
  • Ela só foi canonizada após seu martírio ter sido confirmado pela igreja católica no ano de 1894, quando o sepulcro dela foi descoberto em Siracusa e foi visto nele uma inscrição em grego onde contava a história de martírio de Luzia.
  • Em alguns lugares ela também é conhecida como Santa Lúcia.

Oração

Ó Santa Luzia, que preferistes que vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de renegar a sua fé e compuscar vossa alma; e Deus com um milagre extraordinário, vos evolveu dois olhos perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos. Eu recorro a vós para que protejais minha vista e cureis a doença de meus olhos. Ó Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos para que possa ver as belezas da criação, o brilho do sol, o colorido das florestas e o sorriso das crianças. Conservai também os olhos de minha alma, a fé , pela qual eu possa compreender seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos Anjos e Santos.

Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Ouça minha oração. Amém!