Oração para Santa Francisca Romana

Francisca Romana: um exemplo de bondade e caridade

Oração para Santa Francisca Romana

Imagem: Reprodução

Nascida no distrito de Parione em Roma, Santa Francisca (também conhecida como Madre Cabrini) foi a primeira norte-americana a alcançar o estatuto de Santa. Desde sua infância com os pais aristocratas, Francisca alimentava a vontade de dedicar-se às obras divinas e aos onze anos já pensava em ser freira. Mas nesse tempo, Roma – devido a um cisma na igreja – achava-se em ruínas; e por imposição de seu pai, Francisca (com apenas treze anos) foi obrigada a casar-se com Lorenzo de Ponziani, comandante das tropas papais e descendente de família rica. Desse casamento nasceram muitos filhos, os quais dois faleceram por conta da Peste Negra, fato que gerou no casal a necessidade de se empenhar em melhorar a vida dos pobres, seja carregando doentes ou alimentando crianças e idosos.

Em 1425, para que os demais pudessem seguir seu exemplo de unir a vida cristã com as necessidades sociais, fundou a associação “Oblatas Olivetanas”, que consistia numa confraternidade feminina sem votos formais baseada na espiritualidade dos monges beneditinos olivetanos (que se tornou uma congregação em 1433, passando a chamar-se “Oblatos de Santa Francisca Romana”). Após a morte de seu marido, em 1436, resolve deixar o Castelo da família e mudar-se para o mosteiro de sua comunidade em Tor de’ Specchi para viver intensamente o carisma da assistência aos necessitados, tornando-se religiosa de fato.  A trajetória de Santa Francisca é lembrada e comemorada pela Igreja Católica no dia 9 de março.

Suas ligações místicas com o divino se davam através de:

  • Visões geralmente em forma de peças encenadas por personagens divinos. Também ocorrendo casos em que via o Purgatório e o Inferno, onde enxergava suplícios, hierarquias e funções dos demônios.
  • Revelações místicas sobre a vida de Jesus e Maria Santíssima.
  • Milagres direcionados aos necessitados (restituía a saúde aos doentes, a fala aos mudos, a vista aos cegos, e libertava possessos).
  • Previsões a respeito do fim do Cisma do Oriente e de sua morte.
  • Visões de seu anjo da guarda, que lhe apareceu visivelmente pela primeira vez no momento da morte de seu filho João Evangelista.

Oração para Santa Francisca

“Senhor Todo Poderoso, eu sou eternamente grato pela minha vida, assim como ela é. Unge-me com percepção para que eu possa respeitar e ajudar os meus irmãos, principalmente os necessitados, independente de quem for. Livra-me dos preconceitos e discriminações do dia-a-dia. Por interseção de Santa Francisca Romana, rogo pela graça da voluntariedade em ajudar os que passam por enfermidades, que eu sempre tenha algo a oferecer aos que precisarem de mim. Ouça minha oração. Amém.”