Oração para Santa Efigênia

A história da Santa Efigênia

Oração para Santa Efigênia

Imagem: Reprodução

“Nascida forte” é o significado grego do nome Efigênia, que diz muito sobre a garota que se tornaria uma santa. Também chamada de Santa Iphigênia, era filha do rei da Núbia, Égipo, portanto era princesa – mas possuía um irmão, Efrônio. Nascida num local onde os habitantes encontravam-se perdidos no paganismo, Efigênia se converteu ao cristianismo, sendo batizada por São Mateus. Chegou a fazer até seu voto de castidade, recusando propostas de casamento como a de seu primo, Hitarco, pois pretendia dedicar sua vida à oração e ao apostolado.

Pouco depois da recusa do casamento, uma peste terrível chegou ao reino e, para tentar acalmar os deuses e o povo, seu pai foi convencido pelos sacerdotes a sacrificar sua própria filha. Efigênia seria amarrada a uma fogueira, onde encontraria com a morte… Se não fosse por um detalhe: ao ver as chamas, clamou por Jesus. Este ato fez com que um anjo surgisse e a levasse em segurança até à sua mãe, no palácio. Mas naquele mesmo dia, seu irmão Efrônio morreu, atingido pela peste. Então Efigênia clamou mais uma vez: pediu a São Mateus que trouxesse seu irmão de volta à vida. Pela segunda vez no dia, ela foi atendida e seu irmão voltou. Diante disso, toda a sua família se rendeu ao cristianismo e foram batizados, além disso, o rei passou a permitir a pregação do Evangelho na Etiópia.

Um tempo depois, com a morte do rei Égipo, Efrônio assume o trono de seu pai. Porém, Hitarco – seu primo – ordena a sua prisão, toma-lhe o trono e inicia uma perseguição aos cristãos. Não satisfeito com tudo isso, Hitarco ainda exigiu que Efigênia casasse com ele, mas foi recusado por ela mais uma vez. Ele ficou com tanta raiva que mandou colocarem fogo na casa da princesa. Mas Efigênia pediu proteção para Jesus, que apagou o fogo. Hitarco contraiu lepra e acabou se matando, isso fez com que o trono voltasse ao seu merecido dono: Efrônio, que reinou por setenta anos.

Após os pedidos atendidos

  • Por ser protegida duas vezes contra o fogo, Santa Efigênia foi considerada a protetora das moradias contra os incêndios.
  • Oficialmente, tem seu dia comemorado em 21 de setembro.
  • É invocada também por devotos que estão trabalhando para conquistarem o sonho da casa própria.
  • Foi uma das principais responsáveis pela disseminação do cristianismo na Etiópia durante aquela época.

Oração poderosa para Santa Efigênia

“A vós, ó Pai Bondoso, com fervor vos suplico por esta casa, por todos que nela vivem e por tudo que ela possui. Abençoai e enriquecei-a. Concedei prodigamente o orvalho do céu e a fertilidade da terra, o bem estar espiritual e todas as coisas necessárias para a vida. Que vossa bênção esteja sempre sobre ela e que o Espírito Santo permaneça nos corações de seus moradores. Que todos os visitantes que entrarem nela sintam a bondade, o amor e a paz. Pela intercessão de Santa Efigênia, a quem protegestes o teto, atendei nossas orações.”